domingo, 15 de julho de 2012

- A ARITMÉTICA ECLESIÁSTICA: SOMAR E MULTIPLICAR OU SUBTRAIR E DIVIDIR?


Graça e Paz da parte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

É muito comum as famílias, de um modo geral, enfrentarem problemas com as atitudes de rebeldia dos filhos em relação aos pais que precisam admoesta-los para relembrarem os ensinamentos ministrados na infância. O que eu tenho observado é que em vários desses casos os filhos correm em direção aos líderes da igreja (líderes de jovens, adolescentes, louvor e até pastores...) para ouvir "conselhos". Um bom conselho é sempre bem vindo, mas infelizmente existem líderes totalmente contextualizados com o mundo e aconselhando pessimamente os nossos filhos. Vamos concordar que filhos não têm idade, um ou trinta anos, para nós, pais, serão sempre as nossas crianças, por mais rebeldes que possam ser ou estar.
O que pensar quando um líder toma atitudes que se confrontam com aquelas tomadas pelos pais. Cheguei a ler uma postagem de um desses "líderes" que falava sobre pais que incitam a ira dos filhos, que tais pais deveriam governar bem a sua casa entre outras coisas absurdas, usando a Palavra totalmente fora de contexto, chegando às raias da heresia. O que esse líder esqueceu é que existe um sequência bíblica no texto de Efésios capítulo 6. Ele, na ânsia de massagear o ego dos filhos alheios, esqueceu-se de observar que já no verso primeiro Paulo nos diz: "VÓS, filhos sedeis obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo!"
verso 2: "Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa..."
verso 3: "para que te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra".

Como Pastor eu jamais aconselharia um filho a se voltar contra a orientação de seus pais e se julgasse haver erro na decisão dos genitores os chamaria para, em gabinete, resolver a situação e, de preferência fora da presença dos filhos; o que é natural até em casa, entre pai e mãe. O que fazer quando um líder faz transbordar o cálice da rebeldia?
A que conclusão chegamos diante de tal fato? Ou o líder está mau preparado, tanto moral quando ética e biblicamente ou está mau intencionado; só Deus pode sondar esse coração!
Avaliando, ainda, a celeuma vamos notar que fica no ar uma impressão de que pode haver uma cisão familiar e se famílias racham, a igreja também racha; a igreja é formada por famílias. Segundo a visão do Apóstolo Paulo precisamos meditar no que está narrado no cap. 16 da Carta aos Romanos, a partir do verso 17 até o 20:
17 - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
18 - Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.
19 - Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
20 - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
Será que o Senhor inspirou o apóstolo Paulo para produzir um texto que promoveria divisão e afastamento de irmãos? Será que o objetivo deste texto é afastar os que “promovem divisões e escândalos”? Seria para proteger os que têm a “doutrina”? Ou seria para proteger a “doutrina”? Boas perguntas, talvez sem resposta, mas com certeza, sempre o objetivo das Escrituras Sagradas será aproximar mais o homem de Deus.
Temos algumas traduções do versículo:
Almeida Corrigida Fiel (ACF): “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles”.
Corrigida (C): “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles”.
Revista e Atualizada (A): “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles”.
Linguagem do dia de Hoje (LdH): “Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas”.
Nova Versão Internacional (NVI): “Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles”.
O texto no original de Romanos 16.17 transliterado diz:

PARAKALO DE HUMAS ADELFOI SKOPEIN
TUS TAS DIKHOSTASIAS KAI TA SKANDALA PARA TEN DI-
DAKEN EN HUMEIS EMATHETE POIUNTAS KAI EKKLINATE AP’
AUTON.

A palavra principal para ser analisada é EKKLINATE que vem do verbo EKKLINO que conforme o dicionário é: desviar-se, separar-se.
Rm.16.17; 1 Pe 3.11; Rm 3.12.

Fica claro que o conselho é desviar ou separar-se dos que “promovem divisões e escândalos contra a doutrina”. A outra palavra importante é ADELFOI que significa “irmão”. Esta palavra determina o tipo de pessoa que deve ser observada, pois são os “irmãos” que devem notar os que estão no meio da igreja. É uma referência a “irmãos”, ou seja, cristãos, ou ainda pessoas que são parte da igreja, pessoas nascidas de novo. Neste caso “afastar” ou “desviar”, ou ainda “separar-se” de pessoas que não são cristãs, porque elas promovem divisões e escândalos contra a doutrina, ou seja, contra a mensagem que a igreja prega, não está sendo apoiado pelo texto. O texto de I Coríntios 5:10 é claro sobre este assunto: “Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo”. O único assunto a ser discutido neste texto é o “afastamento” de “irmãos” que produzem “divisões e escândalos”, contra a mensagem ensinada, ou a doutrina. Qualquer cristão que se afastar do mundo, porque o mundo persegue, difama, aprisiona, promove divisões até conscientes para destruir a igreja, não pode se apoiar neste texto para deixar estas pessoas. Se o mundo “ataca” a igreja, isto é parte da normalidade da vivência cristã, pois assim fizeram contra o Senhor Jesus, e assim farão contra todos que seguem a Cristo. Jesus, no entanto, ordenou o IDE ao mundo. A mesma palavra para desviar ou separar em

Romanos 16:17, está em 1 Pedro 3:11 e Romanos 3:12, vejamos os textos:(I Pedro 3:11) - Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. É bem interessante que o apartar do mal é a mesma palavra para apartar do provocador, mas o verso também segue “faça o bem, busque a paz e siga-a”, isto sem dúvida é o conselho para ajudar os que são afastados, cortados, ou separados. (Romanos 3:12) - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Todos que se apartam. Aqui vemos a mesma palavra demonstrar que a pessoa pode se separar, por decisão própria. O tipo de pessoa que promove “divisão e escândalo” é especificado no próximo versículo: (Romanos 16:18) – “Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples” (nossos filhos talvez). Então estas pessoas mesmo sendo da igreja, estão enganadas pensando que servem a Deus, entretanto o texto diz que elas servem a si mesmo.




Como igreja devemos estar atentos para, no verdadeiro entendimento da PALAVRA DE DEUS, tomar atitudes que condigam com aquilo que as Escrituras determinam. Chega de fazermos regras particulares para satisfazer o nosso ego, chega do uso de dois pesos e duas medidas, chega de tapetes mágicos (fazem certos assuntos sumir como poeira), chega de mentiras, chega de hipócritas e suas máscaras. Já disse um “pensador” contemporâneo que “O EVANGELHO MUDA UMA SOCIEDADE” e eu julgo que isso é uma grande verdade, mas para que isso aconteça precisamos de homens compromissados com Deus e não com seus próprios umbigos, embebedados numa falsa humildade. Vamos viver a simplicidade do evangelho e o Deus de graça e misericórdia nos abençoe e que tenhamos os nossos olhos e ouvidos atentos aos Seus sinais e à Sua voz.


Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr. William Thompson

Um comentário:

Anônimo disse...

Como diria um apresentador de TV isso é loucura, loucura loucura! Bom d+

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...