segunda-feira, 1 de outubro de 2018

- A IGREJA QUE EU SOU X A IGREJA QUE DEUS QUER

”Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)
Eu tenho certeza que este é um artigo que ira edificá-lo, por isso estou compartilhando aqui, para que sirva de edificação aos que passam pelo ADORADOR EXTRAVAGANTE.

Quando olhamos com seriedade para igreja dos dias atuais, somos levados às seguintes reflexões:

- Será que a igreja que praticamos hoje tem cumprido sua missão?
- Será que estamos de acordo com o modelo original estabelecido por Jesus?
- Os cristãos de fato sabem o que é a igreja?

Essas são perguntas introdutórias para iniciarmos nossa reflexão sobre: A igreja que temos X a igreja que Deus quer.


Entendemos que esse é um conceito fundamental que precisamos revisar. Pois de acordo com a forma que enxergamos a igreja, definimos também nossa forma de servir e se relacionar com os irmãos e com Deus.

A) TRADICIONALMENTE: Associamos a palavra igreja a um prédio “sagrado”, com uma placa denominacional com nomes associados a dons. Ex.: igreja da cura, da adoração… Ou a nome de pessoas como: ministério “Fulano de tal”… Wesley, Lutero… e outros.

Nestes recintos ocorrem os serviços “sagrados” em dias e horários estabelecidos e existe a ideia de que os atos fora dele não tem valor espiritual. Ex.: casamentos, ceia, apresentação de bebês… etc.

Como consequência desta visão distorcida de igreja, temos:

A oficialização do orgulho e da competição. Falas do tipo: “minha igreja, nossa igreja…”
Estímulo à divisão: Pessoas buscam “igrejas” de acordo com seus próprios interesses.
Pretexto para fuga e auto-preservação: Pessoas se tornam itinerantes espirituais, fugindo de um lugar para outro para não serem confrontadas em suas carnalidades.
Confusão: qual a igreja certa? (existem em média 30.000 denominações).
Descrédito para o mundo: As muitas divisões e tipos de “igrejas” colocam em dúvida nosso amor e unidade. (Jo 17:23)


B) BIBLICAMENTE: A palavra igreja do grego Eklesia significa (chamados para fora). Significa um agrupamento de pessoas salvas e unidas para um propósito. No NT a palavra igreja não tem relação com prédios, mas com pessoas.

A localidade onde a igreja se encontrava era a única base para seu nome. Ex.: igreja em Corinto, em Éfeso, em Tessalônica, na Galácia… etc.

Como nosso foco maior é resgatar a prática da igreja que Deus quer, vamos refletir sobre os princípios que precisam ser resgatados:




1- Deus quer uma igreja organismo vivo, não uma instituição estática

Neil Cole no seu livro igreja orgânica diz: “fazemos uma injustiça a Jesus ao reduzir sua vida e ministério a um prédio e a um dia” (domingo).

Neste conceito de igreja, estamos trocando o IDE de Jesus pelo vinde aos nossos prédios e reuniões.

A igreja é o organismo vivo, programada por Deus para se ramificar em todos os setores sociais e se expressar.  (Mt 16.20 e Jo 4.24.)

A igreja precisa tomar ruas, bancos de praça, casas, empresas, escolas… Enfim, onde houver 02 ou 03 reunidos no nome de Jesus, ali há uma expressão da igreja.


2- Deus quer uma igreja focada em relacionamentos e não em programas.

Não são os programas e os mega-cultos que garantem a qualidade de vida na igreja, mas os relacionamentos e o cultivo da vida familiar. (Ef 4.15-16 )

A ênfase dos grandes cultos permite a freqüência de pessoas que não estão dispostas a serem transformadas, e que não querem compromisso, mas apenas consumir bons produtos espirituais.

A igreja primitiva era basicamente focada em relacionamentos (At 2.42, 44 e At 4.32.). O relacionamento é o principal aferidor da condição espiritual de um cristão (I Jo 1.7-9). O cristão que não se relaciona possivelmente está em trevas (pecado oculto).


3- Deus quer crescimento multiplicativo

“…e o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.” (II Tm 2.2).

É necessário ao discípulo gerar outro discípulo através da pregação, consolidação e discipulado. Cremos que esse é o serviço comum e essencial para todo cristão. Devemos deixar de aplicar nosso tempo e esforço em atividades ministeriais que não cumprem a grande comissão dada por Jesus. (Mt 20.19-29).

A igreja precisa crescer de forma multiplicativa expandindo sua influência nos diversos setores sociais.

4- Deus quer um serviço descentralizado

A bíblia deixa claro que na nova aliança todos os salvos são sacerdotes, no entanto é preciso fazer valer essa posição que nos foi dada por Deus.

As igrejas no NT nunca foram dirigidas apenas por um homem ou uma classe clerical, o povo atuava junto com os ministérios, cada em seu dom especifico.


5- Deus quer que sua igreja se expresse principalmente nas casas.
A igreja no NT reunia-se basicamente nos lares, com toda a sua estrutura. Cremos que tudo que o Senhor tem revelado sobre a ordenação dos santos e o desempenho dos serviços, não dá para ser praticado em grandes reuniões, isso só é possível com a igreja nos lares.
Os principais motivos são:
A casa dá legitimidade ao caráter familiar da igreja
Este ambiente estimula o relacionamento
Ali a assistência pessoal é facilitada
Nela a estratégia evangelística é eficiente
É um ambiente que gera menos custo e maior influência comunitária
Textos: Rm 16.5, Fp 4.22, Cl 4.15, I Co 15.16-15
Por fim:

Com base na afirmação de Jesus “… eu edificarei a minha igreja”. Estamos certos que, independente da condição atual da noiva (dividida, corrompida, etc.), Jesus vai edificá-la. Em João 17, Jesus faz uma oração pela unidade, temos a convicção que o Pai ouviu essa oração e está trabalhando neste sentido.


Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...