sexta-feira, 6 de julho de 2012

- PECADINHO, PECADO e PECADÃO - O que importa mais?

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos fornicadores, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. - Apocalipse 21:8
Quando eu era criança e minha mãe preparava aquele copão de café com leite, de vez em quando o açúcar vinha premiado com umas formiguinhas, daquelas que não mordem, minha mãe dizia pra não me preocupar, pois fazia bem "pras vistas"! Eu cresci acreditando na pureza e inocência da pequena formiga, é obvio que sempre duvidei dos seus dons terapêuticos até por que hoje eu preciso usar óculos, mas nunca as tive como uma ameaça. Em contra partida sempre vi as baratas como seres imundos, cheios de doenças, que me fariam mal se eu comesse algo que fosse tocado por elas. O que eu não sabia é que, apesar das diferenças de tamanho e forma, apesar de uma ser repulsiva e a outra não incomodar, uma é tão perigosa quanto a outra. Basta observar quem é que carrega e devora as baratas mortas, sim são elas, as inofensivas e meigas formiguinhas, elas carregam em si tantas bactérias quanto a mais imunda das baratas.

Na nossa vida cristã acontece algo semelhante, nós temos uma tendência a ponderarmos sobre os níveis do pecado, acreditamos que a prostituição, o adultério, o roubo, o assassinato são as baratas do pecado, são capazes de destruir a vida espiritual e afastar qualquer um de Deus, olhamos pra essas baratas e fugimos delas, pois são terríveis e não queremos contato com elas. Mas o grande problema está nas "inofensivas formiguinhas", aquelas que a gente não esquenta, são quase imperceptíveis, que até fazem bem "pras vistas" e não vão nos trazer nenhuma complicação. São os "pecadinhos" que todos cometem, afinal ninguém é santo, não é mesmo? É aquela mentirinha no telefone:

- Fala que eu não estou!


É aquela "informação confidencial" entre as pessoas:

- Menina, você não sabe o que a Maria anda falando de você...

E nós convivemos com nossas formiguinhas, elas estão em toda a parte, não incomodam, não fazem mal... É curioso ver que para Deus a coisa não é bem assim (Apocalipse 21:8), Deus coloca o mentiroso e o assassino no mesmo barco, pra Deus não existe diferença entre a formiga e a barata, entre o pecadinho e o pecadão, entre quem mente e quem mata, ambos irão para o inferno! Assim como pra Deus aquele que semeia contenda entre irmãos é abominável.


Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. - Provérbios 6:16.

Será que nossas formigas são tão inofensivas assim? Será que nossos hábitos são tão normais assim? Será que vale a pena continuar numa vida sem frutos por conta de pecadinhos que nos afastam de Deus tanto quanto os pecadões?

Será que você está disposto a ir para o inferno ao invés de tentar mudar sua maneira de viver?

Preocupe-se com as baratas, mas não se descuide das formigas, elas podem parecer inofensivas, mas são terríveis, destruidoras. Não deixe que os sonhos e projetos de Deus pra tua vida sejam destruídos ou nunca venham se realizar por causa de algo tão “pequeno”. Acredite, basta uma pequena brecha para que uma represa seja destruída, não acontece de uma vez, mas com o tempo a brecha aumenta até que seja muito tarde, basta permitir que esses “pecadinhos” se tornem naturais na tua vida e com o tempo nada mais restará. Não se guie pelo que os outros fazem ou deixam de fazer, preocupe-se em agradar e fazer a vontade de Deus.

Os projetos de Deus pra você estão guardados, esperando o momento certo para que se cumpram, Deus não se esqueceu deles, mas Ele precisa que você esteja pronto para recebê-los.

Não seja derrotado por uma formiga.

Um pouco de fermento leveda a massa toda. - Gálatas 5:9



Deus te abençoe


Um abraço no seu coração
Pr. William Thompson

segunda-feira, 2 de julho de 2012

- “FOGO AMIGO?”


Palestra ministrada na Igreja Batista em Bairro Almerinda-São Gonçalo/RJ, em abril de 2012



"Fogo amigo" é uma expressão comumente usada entre militares! 

É quando um soldado é atingido por balas ou armamentos de seu próprio exército, acontece muitas vezes quando unidades avançam por flancos opostos. Daí diz-se que o soldado foi atingido por fogo amigo.

É quando um combatente é, ou poderá ser atingido, acidentalmente ou por engano, por seu próprio exército, grupo ou facção.

É metralhar companheiros de armas, negligência...



Fogo amigo na bíblia:

Caim x Abel - (Gênesis 4:8-9) - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

José x seus irmãos - (Gênesis 37:4-9) - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

Sansão x Dalila - (Juízes 16:15-19) - Então ela lhe disse: Como dirás: Tenho-te amor, não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro. Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.

Judas x Jesus - (Mateus 26:47- 50) - E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam.

Você talvez entenda melhor o que é fogo amigo desta maneira:

Você compra um pintinho, daquele que você troca por garrafas, pedaços de ferro velho, panelas amassadas, você se descabela por que quer salvar o pobre pitinho lindo de morrer. Você o leva pra casa numa caixinha todo protegido e compra ração, coloca uma lâmpada para ele não morrer de frio e pense que mãe dele está ali, coloca nome no dito cujo, dá do bom e do melhor, ele cresce, aprende a te conhecer, reconhece a sua voz, vai se desenvolvendo te segue por todo lado, começa a virar galo, sobre no muro pra cantar todos os dias às cinco da manhã e num belo dia, seu pastor avisa que vai te visitar no próximo sábado e... a faca amiga (fogo amigo) passa no pescoço do dito cujo e sem o menor resquício de remorso. 

FERIDO POR FOGO AMIGO

Você sabe a desilusão que isto pode causar… A incredulidade que surge no coração quanto às coisas da Igreja e a vontade de sumir da Igreja…

Quando somos feridos no corpo, procuramos ajuda médica para sermos curados.

Mas como podemos ser curados das feridas espirituais e emocionais provocadas pela ofensa de um irmão ou uma pessoa a quem tanto estimamos?

A REALIDADE É QUE TANTO O ATIRADOR QUANTO O ALVEJADO PRECISAM DE TRATAMENTO: 

Ø O fogo amigo tanto na igreja como na família tem sua origem na inveja, no orgulho, na arrogância e na ira.

Ø O alvo do fogo amigo está na maioria das vezes desarmado ou se está armado está observando o inimigo externo e sequer imagina que seu companheiro está com a mira apontada em sua direção.

Ø O fogo amigo na igreja acontece em todas as esferas: ADORAÇÃO, LIDERANÇA DE EBD, LIDERANÇA DE DEPARTAMENTOS EM GERAL E ATÉ ENTRE PASTORES!
AÇÕES QUE DEVEMOS REALIZAR PARA ALCANÇARMOS A CURA ESPIRITUAL.

PRIMEIRA AÇÃO: OLHE PARA JESUS!

TALVEZ ISTO FAÇA VOCÊ FUGIR DA IGREJA E DOS CRENTES! 

MAS NÃO FUJA DE JESUS PORQUE VOCÊ NUNCA PRECISOU TANTO DELE COMO ESTÁ PRECISANDO AGORA!

PARE DE OLHAR PARA OS CRENTES E PARA AS IGREJAS E OLHE PARA JESUS PORQUE FOI ELE QUEM COLOCOU VOCÊ NESTA CORRIDA E É ELE QUE ESTARÁ TE ESPERANDO NA LINHA DE CHEGADA!

OLHE PARA JESUS PORQUE NÃO FOI ELE QUEM TE FERIU!

SEGUNDA AÇÃO: NÃO SE ISOLE!

Na Primeira Carta de Pedro, capítulo 5, versos 8 e 9, diz que:

“O maligno, nosso adversário, anda em derredor, como leão procurando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé...” (1 Pd 5:8-9).

DEUS NÃO CRIOU VOCÊ PARA VIVER SOZINHO! NÃO SE ISOLE PARA QUE O MALIGNO NÃO TE DESTRUA!


TERCEIRA AÇÃO: NÃO TEMA OS LOUCOS! 

Algumas pessoas tendem a se afastar da Igreja porque acham que na igreja só tem gente louca.

Alguns chegam a dizer que a igreja é uma fábrica de lunáticos. Mas isso também não deve ser motivo de preocupação para nós.

Certo homem visitou um hospício e ficou impressionado com o histórico dos doentes mentais que ali estavam.

Eram cerca de cem doentes mentais que tinham sido levados para aquele lugar porque não tinham mais controle sobre as suas ações violentas.

O visitante ficou surpreso ao ver que somente três pessoas faziam a segurança de cem doentes mentais com aquele perfil.

Ele perguntou a um dos seguranças: “Você não tem medo que esses loucos se unam, batam em vocês, e fujam?”.


O segurança deu um sorriso e respondeu: “Não! Não tenho medo! Os loucos nunca se unem”.

Às vezes eu penso que na Igreja existem alguns loucos... 

E algumas pessoas acabam deixando a Igreja por causa desses loucos... 

Não tema os loucos que aparecem na Igreja porque eles não podem te fazer mal.

QUARTA AÇÃO: SIGA O EXEMPLO DA OSTRA 



A ostra tem uma substância chamada nácar. Quando um grão de areia entra na parte interna da ostra as células dessa substância começam a trabalhar e formam camadas que cobrem o grão de areia para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada.

A pérola é uma ferida curada e cicatrizada.

As pérolas são resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia que fere e incomoda a ostra.

A pérola é um produto da dor. Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas.

Muitas vezes você já sentiu dor... eu sei!!!

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo... Já foi acusado de ter dito coisas que não disse!!! 

Suas ideias já foram mal interpretadas ou rejeitadas sem razão!!!

Você já foi vítima de preconceito e discriminação!!!

Como reagir a tudo isso? Produza uma pérola. Cubra suas mágoas e rejeições com camadas de amor. 

Infelizmente muitas pessoas cultivam ressentimentos. Deixam as feridas abertas, alimentando-as com sentimentos pequenos e não permitem que as feridas cicatrizem.

São “ostras” vazias que foram feridas, mas não produziram pérolas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Peça ao Deus que te perdoou para te dar a Graça de perdoar aqueles que te feriram. Não permita que alguns crentes afastem você de Jesus!

Jesus nunca disse: “Sigam meus discípulos!” Jesus nunca disse: “Sigam meus líderes!”

Jesus disse: “Tome a sua cruz e siga-me!”

JESUS FOI O ÚNICO A MORRER POR SEUS PECADOS PARA QUE VOCÊ NÃO PRECISASSE MORRER. VOCÊ ESCOLHEU A CRUZ, NÃO AS PESSOAS!!! VOCÊ SE CONVERTEU A JESUS CRISTO, NÃO AOS CRENTES!!!

Porque é com Jesus que você vai se encontrar quando você der o seu último suspiro!!!

O que importa é como está o seu relacionamento com Jesus.

Não permita que nada ou ninguém afaste você de Jesus!


Suas feridas não são motivo para afastarem você de Jesus. Elas são o motivo para te aproximarem ainda mais de Jesus.

Há muito tempo que Jesus está te esperando de braços abertos! Ele quer te carregar nos braços e curar suas feridas! 

Causa: Inveja, soberba, orgulho, rebeldia...

Efeito: Atingir algum irmão ou atividade...

Consequência: mágoas, quebra de relacionamentos, afastamentos da comunidade Cristã, familiar etc.

CONSELHO PRÁTICO:

(Efésios 6:11) - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 

(Efésios 6:12) - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Abraços 
E fique na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson










- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...