sábado, 12 de outubro de 2019

- FARDO x JUGO! VEM PRA JESUS!!



Mateus 11:28-30
28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Para início de conversa vamos primeiramente entender o que é julgo e o que é fardo, na fala de Jesus.

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. ... No sentido figurado, jugo significa submissão, obediência, autoridade, domínio, opressão, sujeição. Exemplos: “Em alguns países que cultuam o islamismo é claramente observado o pesado jugo ao qual são submetidas às mulheres”.
No sentido espiritual, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada
por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.


Fardo são as cargas NECESSÁRIAS OU NÃO que carregamos enquanto estamos atrelados ao jugo.
Num sentido figurado seriam as amarguras, traumas, falta de perdão, o cansaço da alma, regras próprias ou impostas por alguém ou alguma coisa. No sentido espiritual são os resultados ou consequências dos nossos pecados, da concupiscência de uma vida dissoluta ou muitas vezes pela dureza de um coração eivado de orgulho, vaidades, mentiras, invejas, avareza, ira, luxúria, gula, preguiça...

INQUETE: O QUE VOCÊ PREFERE CARREGAR: 50 KILOS DE CHUMBO OU 50 KILOS DE ALGODÃO?

E é interessante entendermos que na maior parte do tempo somos subjugados pelos nossos fardos, ou seja, vamos recolhendo “lixo” pelo caminho, não nos dando conta de que o jugo nos obriga a caminhar numa determinada direção e isso pode ser doloroso, pois o peso pode fazer com que nossos pés vacilem, nossos joelhos se enfraqueçam e, o que é mais grave, nossos olhos percam a noção do horizonte, fazendo com que não consigamos esperar um final feliz.

Por essa razão, Jesus usa a figura do FARDO E DO JUGO.
Enquanto caminhamos sem Jesus carregamos o fardo sozinhos e tudo se torna muito difícil. Muitas vezes nos associamos de forma íntima com quem não crê como nós e tornamos tudo ainda mais difícil. Acabamos nos machucando por tentar encontrar em pessoas a força que, na verdade, só Jesus pode dar,. No entanto, a proposta dele é que nos acheguemos a Ele, para que tire de nossos ombros fardos que nós mesmos colocamos, e nos dê o alívio.
    É muito comum falarmos de jugo desigual quando vemos que  pessoas com realidades espirituais diferente se casam.
    Imagine: os dois bois andando lado a lado. Para que o serviço seja bem feito o jugo deve estar equilibrado, do contrário um animal vai tentar ir para um lado e o outro para outro lado. No casamento é a mesma coisa. Quando o jugo é desigual fica difícil de se conviver, pois não há num relacionamento equilibrado.

A vida se torna pesada porque muitas vezes colocamos em nós pesos que não procedem de Cristo. Sim, Jesus tem o seu jugo. E o mesmo é suave e seu peso leve, porque Ele irá ao nosso lado. Assim como o jugo precisaria de dois animais para levar, Jesus nos chama a levar o jugo dele conosco. Por isso, se a caminhada parecer mais forte e pesada do que você esta suportando, pare e pense. Será que você não trocou o jugo ao lado de Jesus, para tentar sozinho? Seu nível de cansaço, desânimo e stress pode responder a essa pergunta. Pois se você está demasiadamente cansado significa que você está tentando sozinho.
O encargo que Ele traz sobre nós dá para aguentar, porque ele é o Deus forte, criador de toda a terra. O jugo que Jesus coloca sobre nós, Ele mesmo providencia a Sua força para carregar. Experimente deixar o peso de sua vida com aquele que sustenta o universo com Sua palavra e assim você entenderá na prática por que o jugo é suave e o fardo é leve e você vai achar o verdadeiro descanso para sua alma.

Precisamos lembrar constantemente que Deus não nos fez para sermos subjugados pelo pecado, pela tristeza, pela dor. Ele não nos fez para andarmos encurvados com o excesso de carga nos ombros, com um semblante caído, envelhecido.

Deus nos criou para glorificarmos ao nome dEle, para sermos felizes, mesmo em meio às adversidades, para cantarmos, mesmo nos momentos de dor.

Jesus pagou um preço alto, preço de sangue, para levar com ele os nossos fardos, para  que não sejamos subjugados à moda do mundo, por isso ele nos dá um fardo leve e um jugo suave e ainda, quando a tempestade chegar ele vai estar conosco, para garantir que chegaremos à bonança.

Salmos 55:22
22 - Lança o teu fardo sobre o SENHOR, e ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

I Pedro 5:6-7
6 - Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.


Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...