sábado, 27 de abril de 2019

- GOLIAS OU DEUS! QUEM É MAIOR PRA VOCÊ?


Depende de você!

Resultado de imagem para davi e golias

I Samuel 17: 1- 15
1 - E OS filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.

2 - Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.

3 - E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles.

4 - Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

5 - Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.

6 - E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.

7 - E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.

8 - E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.

9 - Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.

10 - Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.

11 - Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.

12 - E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.

13 - Foram-se os três filhos mais velhos de Jessé, e seguiram a Saul à guerra; e eram os nomes de seus três filhos, que se foram à guerra, Eliabe, o primogênito, e o segundo Abinadabe, e o terceiro Sama.

14 - E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul.

15 - Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém.

Um gigante chamado Golias foi ao arraial do povo de Israel para afrontá-lo (1Sm 17). O que aconteceu? Nada, a princípio. O que lemos é um comportamento vergonhoso por parte do povo de Israel. Golias fez o que quis até o momento em que Deus resolveu dar uma virada naquela história. Você quer viver uma virada em sua vida? Depende de você.

Gigantes representam inimigos mais fortes do que nós. Problemas que não podemos resolver sozinhos. Uma afronta que gera revolta e ao mesmo tempo nos deixa sem ação. Com seus quase 3 metros de altura, Golias era realmente um gigante. Do Rei Saul, passando pelos soldados do exército e chegando ao povão, ele aterrorizava a todos. Da perspectiva humana não havia o que pensar senão que era impossível vencer Golias. Se contemplarmos nossos problemas com este mesmo olhar, nos sentiremos e nos comportaremos exatamente como aquele arraial: assustados, acuados, sem condições psicológicas de superar e vencer.

A questão é: qual o olhar de Deus sobre Golias? Para o Senhor dos Exércitos, o gigante nada mais era do que um instrumento para mostrar Seu poder e Sua fidelidade ao Seu amado povo. Tudo o que Deus precisava era encontrar alguém capaz de encarar os fatos à Sua maneira. E encontrou: Davi! Um adolescente que transformou sua revolta em fé, seu medo em dependência de Deus e fez da vontade de honrar a Deus sua motivação para lutar.

O interessante é que Israel tinha um líder experiente em batalhas. Saul tinha armadura, homens e recursos. O que já não possuía era a mão de Deus sobre si. As desobediências de Saul abriram imensas brechas e o tiraram do centro da vontade de Deus. Saul ainda era o líder político, mas já não tinha mais autoridade espiritual alguma. A histórica batalha entre Davi e Golias é uma das mais conhecidas e populares, não apenas da Bíblia, mas de todo o mundo. A disposição de um jovem pastor de ovelhas para enfrentar um soldado gigante e experiente, não passaria de uma atitude louca, caso Davi não tivesse vencido.

Neste post quero analisar com você quais atitudes de Davi podem ser replicadas em nossas vidas, de forma que possamos alcançar resultados tão extraordinários como ele.

São 10 atitudes ao todo, e vale muito a pena conferir cada uma delas!

1. Uma Percepção Diferente
Muitos desafios surgem diante de nós todos os dias. Mas não é algo exclusivo. Todas as pessoas em todo o mundo, sem exceção são desafiados da mesma forma.

A grande questão que intriga a maioria de nós é: Por que uns conseguem vencer e outros não?

Davi e Golias nos dão a resposta.

Golias já desafiava o exército de Israel havia 40 dias, mas todos tinham medo dele. Ninguém encontrava nenhuma forma de vencê-lo.

No entanto, quando Davi ouviu a afronta de Golias, sua atitude foi diferente. Sua atitude foi enfrentar o desafio. “Acabar com o gigante” (1 Samuel 17:23,24).

Como você lida com os desafios que surgem à sua frente? Com os gigantes? Quem é você quando desafiado?

Os homens de Saul? Ou Davi?

A nossa resposta ao problema determinará se venceremos ou não. Pelo menos a nossa atitude deve ser diferente dos incrédulos. Quando ouviu o desafio que afrontava a Deus, Davi creu que podia vencê-lo.

2. Minha Vida Vai Melhorar?
A história de Davi e Golias é um maravilhoso exemplo de como devemos aproveitar as oportunidades que o Senhor Deus coloca diante de nós.

Davi sabia que podia enfrentar o gigante Golias, e quis saber qual a recompensa que seria dada ao vencedor. Ao ouvir o relato dos soldados ele ficou ainda mais empolgado e passou a ter ainda mais certeza de que lutaria contra o gigante (1 Samuel 17:26,27).

É impressionante como no meio do povo de Deus há pessoas sem perspectiva. Sem desejo de crescimento e vitória.

Muitos chegam até, a criar a “doutrina da miséria”, distorcendo os ensinos do Senhor Jesus para justificar seu estilo de vida miserável.

Deus coloca muitos desafios diante de nós, maiores que a nossa capacidade, para nos dar a oportunidade de ver o seu poder se manifestar em nossa vida.

Golias foi a promoção de Davi, isso porque ele soube aproveitá-la. Caso ele tivesse agido como os outros soldados de Saul, outra pessoa seria levantada por Deus e desfrutaria dos benefícios.

Precisamos pedir a Deus a sensibilidade necessária para perceber as “oportunidades de ouro” que Ele prepara para nós. Isso mesmo. Aquelas situações que vão mudar a nossa vida para sempre se confiarmos no Senhor e seguirmos em frente.

3. “Você Não Pode Fazer Isso”

Quantas vezes você já ouviu essa frase?

“VOCÊ NÃO PODE FAZER ISSO!”

Bem, eu particularmente já perdi as contas. Inúmeras pessoas, principalmente as mais próximas, na maioria das vezes, nos dizendo que nós jamais sairemos do lugar ou situação em que estamos, para algo melhor.

Mais isso É UMA GRANDE MENTIRA DO DIABO!

Ao perceber que Davi estava disposto a enfrentar Golias, seus irmãos começaram a hostilizá-lo. Com palavras de menosprezo e julgamentos ele tentaram desanimar o irmão caçula de sua confiança em Deus (1 Samuel 17:28,29).

Mas o menino não cedeu.

Davi e Golias deve ser para nós uma inspiração sobre como devemos lidar com as vozes contrárias. Com a oposição.

A maioria dos bons cristãos que eu conheço, desanima, se sente frágil, inseguro e começam a dizer: “Por que ninguém me apoia!”

Não foi o caso do futuro rei de Israel. Ele tinha certeza de que o Senhor era o seu maior apoio e por isso não desanimou.

Tudo o que eu e você precisamos para fazer coisas extraordinárias em Nome de Jesus, é do apoio dele. Se Ele abençoar, então vá em frente.

4. Aquele Que Passa Confiança

Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. (1 Samuel 17:32)

Eu amo os esportes. Principalmente o futebol. Embora, tenha deixado minha habilidade nas quadras há mais de dez anos, eu continuo acompanhando tudo como um “experiente” comentarista (RISOS!).

Pois bem, um dos momentos que eu mais valorizo o jogador, em relação a ter ou não personalidade, é quando diante de uma grande decisão de pênaltis ele se apresenta como voluntário para ser um dos cobradores.

Esses dias, inclusive, ouvindo uma entrevista do técnico Mano Menezes (Ex-Seleção Brasileira) ele falou justamente sobre isso. Em suas palavras ele disse que é um momento em que o jogador sabe ou não se está bem. E é muito mais fácil para o técnico quando ele se apresenta como voluntário.

Isso demonstra personalidade – Disse, Mano Menezes.

Foi o que Davi fez. Ao chegar diante do rei Saul ele passou tranquilidade. “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele” (1 Samuel 17:32).

Noutras palavras, Davi estava dizendo: “a aflição de vocês acabou. Eu vou lutar e vou vencer”.

Sinto falta de cristãos determinados assim em nossos dias. Normalmente o que ouço é: “Seja feita a vontade de Deus” – em um tom completamente incrédulo e fugitivo. Noutras palavras o que as pessoas a maioria das vezes querem dizer é: “Se der errado, foi Deus que quis assim”.

Lamentável!

Davi nos ensina que a nossa atitude e comportamento é fundamental para o agir de Deus. O Senhor Jesus nos mostra isso (Mateus 9:29; Mateus 15:28; Mateus 21:21).

Davi e Golias nos mostram como uma fé sincera e uma motivação segundo o coração de Deus, ativam a manifestação do sobrenatural e determinam o final previsto pelo que crê.

5. A Importância da Experiência Com Deus

A confiança de Davi não era sem causa. Nos lugares comuns de sua vida ele havia desenvolvido um relacionamento sincero com Deus e ali, teve experiências que fortaleceram sua fé e dependência do Senhor (1 Samuel 17:33-36).

Muito se fala sobre o fato de Deus agir ou não em nossas vidas. A verdade é que se colocássemos um microfone nas mãos de cada cristão sincero dessa nação, nos surpreenderíamos com os feitos de Deus entre o seu povo.

Mas o povo comum dificilmente é ouvido em nossas Igrejas, hoje em dia – Falo em termos gerais.

Pois bem, as experiências que Davi teve com o Senhor enquanto servia a seu pai e a seus irmãos, capacitaram sua fé para derrubar o gigante Golias e enfrentar muitos outros desafios em sua trajetória.

Antes de derrubar Golias, precisamos matar os leões e os ursos que atacam nosso quintal. Se não tivermos experiências “domésticas” com Deus, como enfrentaremos os gigantes estrangeiros.

Essa é a precipitação da maioria de nós. Queremos começar grande.

Voltando para os jogadores de futebol, antes de ser profissional e atuar em um grande clube da Série A do campeonato brasileiro, eles precisam jogar nas categorias de base.

Precisam passar por cada divisão, até amadurecer e estar prontos para os grandes jogos. Assim é conosco. Precisamos começar com “pequenos milagres”, e consequentemente estaremos prontos para os grandes desafios.

6. A Confiança em Deus

No início da minha vida com Cristo, há quase vinte anos atrás, eu ouvi muito as pessoas dizerem: “Ah! Logo que eu converti tinha tanto desejo de servir a Cristo, agora com o passar do tempo essa motivação passou”.

Confesso que na época eu fiquei bastante assustado, mas hoje eu sei que isso é “desculpa fiada”.

As experiências de Davi no começo eram os fundamentos necessários para aquele momento decisivo em sua vida. Não espere que Deus lhe promova, antes que você amadureça (1 Samuel 17:37).

Acumule experiências e guarde-as bem no registro da sua fé. Quando os desafios vierem e você recorrer ao passado, vai perceber que o Deus que agiu antes age depois.

Foi o que Davi fez.

Davi e Golias nos ensinam que experiências de fé do passado devem ser guardado em um lugar especial do nosso coração. As orações de fé, os jejuns, as vigílias, cada um desses elementos e suas respostas devem fazer parte de nossa memória.

Pois quando for necessário, traremos eles à nossa memória. Jeremias 3:21

7. Lute Com o Que Deus Te Deu
Quando por fim as pessoas resolvem nos apoiar, já percebeu que na maioria das vezes elas querem que sigamos o plano delas. Primeiro elas não acreditam em nós e quando resolvem acreditar, querem mudar o planejamento.

Foi isso que Saul fez com Davi, depois de muita relutância finalmente o rei concordou, mas antes da luta deu ao jovem pastor sua armadura (1 Samuel 17:38-40).

Mas isso foi um problema!

Davi não conseguia se mexer com aquilo. Muito menos lutar. A única coisa que ele faria bem com a armadura de Saul, seria morrer.

O que ele fez?

Tirou a armadura do rei. Com muita personalidade rejeitou a sugestão da maior autoridade de sua nação e fez aquilo que estava acostumado.

Não precisamos mudar tudo em nossa vida para chegar ao próximo nível daquilo que o Senhor tem preparado para nós. Tudo que precisamos fazer é seguir a direção de Deus, tal como estamos acostumados.

Ao enfrentar Golias, Davi nos ensinam que nem tudo deve ser remodelado, desfeito. Pelo contrário, há um grande poder na simplicidade e na consistência fundamentadas no relacionamento com Deus.

8. A Visão Espiritual

Já vimos que a percepção que Davi tem das coisas, é extremamente diferenciada. Enquanto todos tinham medo, ele via uma afronta a Deus. Quando todos tremiam, ele enxergava uma oportunidade.

Pois bem, isso era fruto de sua apurada visão espiritual. A incredulidade dos soldados de Israel e de Saul não lhes dava condições para enxergar além.

Davi, por outro lado, enxergava com os olhos espirituais. Enquanto Golias o amaldiçoa por seus deuses de madeira e barro, Davi lhe responde profeticamente, declarando o que irá acontecer a ele por causa do poder de Deus (1 Samuel 17:45-47).

Tal como o filho de Jessé falou, aconteceu, e Golias foi derrotado.

Antes de lutar ele sabia que venceria por todos os fatores anotados anteriormente, e fez questão de declarar pela fé, no momento certo, qual o final do gigante.

Davi e Golias nos ensinam que a nossa visão não pode ser limitada ao que é visível, palpável. Precisamos ter a sensibilidade espiritual aprimorada de forma que ao lidar com grandes desafios, sejamos capazes de enxergar o que há do outro lado.

9. Não Precisa Ser Complicado
Eu não sei você, mas as vezes eu acho que o cristianismo em nossos dias está muito complicado. Não é o estilo de vida ensinado por Jesus. Simples, prático, cheio de resultados visíveis, direto ao ponto.

Está mais parecido com o sistema legalista dos fariseus. Cheios de detalhes tão minuciosos que mais distanciavam as pessoas de Deus, do que as aproximava.

Davi precisou lidar com isso e vimos o que ele fez, rejeitando a complicada armadura de Saul. O simples não precisa ser vulgar e na maioria das vezes é efetivo.

O futuro rei de Israel enfrentou o maior desafio de sua vida, até aquele momento, com as roupas e ferramentas do seu trabalho diário. Ele não se vestiu de um personagem. Não mudou a voz.

Nada!

Absolutamente nada de diferente ele fez. Ele pegou o que lhe era diariamente comum.

Muitas vezes desprezamos as ferramentas comuns do nosso dia-a-dia, porque o cristianismo pregado na maioria dos nossos púlpitos já determinou o estereótipo válido.

Isto é, o que Deus usa e faz. E o que Deus não usa e não faz.

Com isso, a Igreja em nossa nação tem conseguido limitar o potencial dos nossos cristãos e apenas alguns “Iluminados” conseguem se destacar na multidão.

Davi nos ensinam que um simples estilingue e uma pequena pedra, podem mudar o rumo e a história de uma nação, quando quem as está utilizando é um comprometido servo do Senhor (1 Samuel 17:49,50).

Por isso, eu lhe encorajo a prestar atenção as pequenas coisas que você utiliza diariamente. Elas podem ser um poderoso canal de transformação em sua vida.

10. A Repercussão da Batalha Entre Davi e Golias

Ao derrotar Golias, Davi mostrou ao povo de Israel que era possível voltar a vencer com a ajuda de Deus (1 Samuel 17:51).

Desde que Saul havia sido rejeitado pelo Senhor, as campanhas militares eram todas fracassadas. Os filisteus assolavam a nação e levavam o melhor de Israel, inclusive a confiança em Deus.

A atitude de Davi não mudou apenas a sua vida, mas a vida de seu povo. Sua nação. Isso ainda é possível!

Se queremos ter uma família melhor. Uma Igreja, cidade, estado ou nação melhores, precisamos melhorar nossa atitude.

Precisamos confiar mais no nosso Deus e nos colocar como intercessores e guerreiros na batalha. Devemos abandonar o lugar de expectadores e assumir o papel de soldados à frente da disputa.

Só assim, de maneira ativa é que viveremos um futuro melhor e desfrutaremos do melhor de Deus para nossa vida.

Conclusão

A vitória de Davi sobre Golias nos mostra que tudo é possível ao que crê. Se formos capazes de desenvolver um relacionamento saudável com o Senhor no lugar comum da nossa vida, grandes coisas nos esperam no futuro.

O dia-a-dia do filho de Jessé, era o de um israelita comum, com suas tarefas, obrigações. Mas foi exatamente ali, neste lugar ordinário que o Senhor o capacitou para o extraordinário.

A minha oração é que o Senhor nosso Deus encontre em nós tal disposição e devoção sincera. Que dia após dia, sejamos impactados por seu cuidado e amor na busca pela revelação da Sua glória.



Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson


Texto adaptado ao Blog Adorador Extravagante

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...