terça-feira, 7 de agosto de 2012

- O SENHOR É O MEU PASTOR



O termo pastor nos remete imediatamente a algum tipo de animal. A Bíblia nos diz no Livro de 1º Samuel cap. 16, versos 11a 13 que Davi era pastor de ovelhas. No evangelho de Lucas cap. 15 do verso 11 ao 32, Jesus nos fala na parábola do filho pródigo que o jovem foi pastorear porcos. Mas ao que sempre nos reportamos quando falamos de pastor é lembrar ovelhas e vice versa! O próprio Jesus diz que Ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e que elas o conhecem (João 10:11 e João 10:14)!

Mas o termo não é usado de maneira aleatória, existe um motivo lúcido para que nós sejamos comparados à ovelhas, que fazemos parte de um rebanho e que existe e existirá sempre um pastor para cuidar de nós, enquanto ovelhas (existem também os lobos).

VEJAMOS OS MOTIVOS:

. OVELHAS são animais especiais, não sobrevivem em qualquer lugar, precisam da presença constante de um “pastor” que as conduza.

. OVELHAS não comem qualquer tipo de grama e precisam de um pastor que saiba encontrar e escolher o melhor pasto.

. OVELHAS só bebem água corrente, não suportam água parada, nem tampouco águas muito caudalosas, por isso o pastor precisa mantê-las sempre próximas de riachos limpos e tranquilos.

. OVELHAS não conseguem viver sozinhas, precisam de companhia o tempo todo. Por isso quando uma resolve pular a cerca do redil várias outras vão atrás, ficam temerosas de ficarem para trás e sós. Elas têm uma tendência natural para a depressão e o pastor precisa estar atento ao comportamento “social” das ovelhas.

.OVELHA só descansa quando confia. Uma ovelha só se deita para descansar quando ela confia no seu pastor, quando ela tem certeza de que ele não dormirá e não permitirá que os lobos ataquem o aprisco.

. OVELHA que confia, descansa e quando descansa sua lã fica mais limpa, mais pura, mais macia e até os seus ossos ficam mais fortes. O pastor precisa desfrutar da confiança do rebanho.

. OVELHAS que participam de concursos e que precisam estar sempre sendo deslocadas de um lado para o outro constantemente são transportadas em cabinas especiais e na parte da frente dessa cabina vai uma fotografia grande do seu tratador (seu pastor) para que ela tenha sempre a sensação de que não está desamparada. O seu pastor está ali, olhando para ela o tempo todo.

Reporte-se ao Salmo 23:

- O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
- Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
- Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
- Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

1º PONTO: - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. É a ovelha que confia que o seu pastor é seu provedor, nada lhe faltará; seja o que for;

2º PONTO: - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. A ovelha conhece, confia, descansa, se alimenta e sacia sua sede pois sabe que seu pastor vai lhe dar sempre o melhor;

3º PONTO: Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. A ovelha não pode ser criada em qualquer tipo de clima, por isso o salmista diz que o seu Pastor refrigera-lhe a alma e isto feito o rebanho é sempre conduzido por caminhos seguros com todo o carinho e amor que existem no coração do pastor;

4º PONTO: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. A ovelha sabe que se ela se distanciar do rebanho sua falta vai ser notada e mesmo que ela esteja em perigo, o pastor vai deixar o rebanho em segurança e irá buscá-la, onde quer que ela esteja; na praia ou no penhasco e sabe também que precisará ser humilde, pois com todo amor e carinho o pastor vai usar o cajado para discipliná-la;

5º PONTO: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. A ovelha sabe que ela é o prato preferido dos lobos, mas sabe também que seu pastor vai levá-las a pastos verdejantes, verdadeiras mesas de banquetes em locais rodeados de lobos e não permitirá que eles lhes façam mal algum. A unção com óleo é o diferencial na vida da ovelha obediente e o cálice transbordante é o que contagia umas às outras para que o rebanho cresça, para que o rebanho se reproduza, ovelha gerando ovelha;








6º PONTO: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. Cada ovelha bem cuidada torna-se uma ovelha produtiva e quanto maior o amor dedicado pelo pastor, maior será a reprocidade, a fidelidade do rebanho, que crescerá e habitará em segurança no aprisco do BOM PASTOR!

Jesus é o nosso Sumo Pastor, Ele tem nos guardado dos lobos, do inimigo devorador. Sofreu a nossa morte para que tivéssemos vida e vida em abundância, como diz a canção: “ ...pois morreu a nossa morte pra vivermos Sua vida, nos trouxe grande salvação...”





Um abraço no seu coração
Graça e Paz
Pr William Thompson

















- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...