sábado, 11 de maio de 2019

- MATA O VELHO


Resultado de imagem para crucificando o velho homem

















Mensagem pregada na IGREJA BATISTA ESPERANÇA EM SÃO GONÇALO, em 12 de maio de 2019.


1. INTRODUÇÃO:

Já sei que vc pensou que o pastor fosse cantar uma música de forró, só que não. Hoje o convite é pra vc, a cada um que está aqui, primeiro, jogar a pá pro lado e pegar a enxada. 
Claro que existe um homem que deve morrer, mas vc vai me dizer que esse homem já morreu há mais de dois mil anos.
E eu vou te dizer que a morte de Jesus foi para que tivéssemos vida, mas para termos vida e vida em abundância, existe um homem que deve morrer!

2. É PRECISO MATAR O VELHO HOMEM

Efésios 4:21-24
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente; 

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

VERSO 22 diz: “quanto ao trato passado”, isto quer dizer que aquilo que aprendemos anteriormente, aquilo com o que estamos acostumados, não serve mais, diz ainda que devemos nos “despojar”, isto é “DESAPEGAR” das coisas comuns às pessoas que não têm uma experiência com Jesus Cristo.

3. TALVEZ VOCÊS ESTEJAM, POR DENTRO, DIZENDO: “MAS JÁ SOMOS TODOS CRENTE!”
Correto. Mas o Apóstolo PAULO também não estava escrevendo para incrédulos, mas para os CRENTES da igreja de Éfeso.
Por muitas e muitas vezes nos deixamos dominar pelas velhas paixões, velhos hábitos, velhos pensamentos, velhas coisas que já deveriam estar crucificadas. Precisamos estar verdadeiramente cansados do nosso próprio pecado, precisamos ter um desejo genuíno de entrar em uma nova vida, de sermos levados ao arrependimento pela bondade de Deus. 

Vamos entender que crentes pecam, que crentes muitas vezes dão lugar o diabo, (efésios 4:27). Não podemos mais viver como carnais, mas sim como espirituais. O velho homem é carnal, o novo homem é espiritual!

Romanos 2:4-8
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade;

4. ENTÃO É PRECISO MATAR O VELHO HOMEM

Para chegar a uma nova vida, precisamos deixar o “velho homem” – nossa velha vida. Nosso “velho homem” é a nossa mentalidade antes da conversão, onde permitíamos que o pecado reinasse em nossas vidas, onde não tomávamos uma decisão consciente de resistir ao pecado, mas em vez disso cedíamos à tentação. É claro que não há como parar de pecar se nosso “velho homem” continuar ativo em nossas vidas. Então precisamos de perdão pelos mesmos pecados que cometemos dia a dia. Acreditar que podemos obter a vitória sobre o pecado sem deixar o “velho homem” será uma decepção. Então será apenas uma batalha para manter uma boa aparência externa. Se queremos progresso espiritual depois de termos sido convertidos, então temos que deixar, crucificar, matar o nosso “velho homem”. Romanos 6:6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.

5. ALGUMAS LIÇÕES PARA RESISTIR E SUPLANTAR O VELHO HOMEM

1 – ARREPENDIMENTO: Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,

2 – RENÚNCIA: Mateus 16:24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

3 – UMA MESMA CONDUTA: II Corintios 8:21 - Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

4 – PERSEVERANÇA: Tiago 1:2-4 - Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.

5 – FIDELIDADE: Apocalipse 2:10 - Não temas nada do que estais prestes a sofrer! Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão; a fim de que sejais provados, e sofrereis perseguição durante dez dias. Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida!’
6. PARA PENSAR E AGIR: “Quem constrói pontes tem que ir onde estão os rios, os vales, os mares e lagos; quem quer ganhar almas tem que ir ao inferno!” (Pr. William Thompson)

7. Só conseguiremos ir ao inferno resgatar almas se matarmos o velho homem, se não ele nos matará primeiro! (Pr. William Thompson)



Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...