domingo, 6 de setembro de 2020

- ÂNCORA DA ALMA


Hebreus 6:16-20

16 - Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.

17 - Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;

18 - Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;

19 - A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,

20 - Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Muitas vezes temos sido afligidos e parece que tudo vai acabar. Já não há mais em nós a esperança de que algo bom possa acontecer e que possamos sair vitoriosos.

Todos nós passamos por momentos difíceis em nossas vidas e, como uma embarcação em uma tempestade, precisamos de ajuda para permanecermos firmes. O navio tem uma âncora para ajudar a mantê-lo firme, e a Bíblia diz que a âncora de nossa alma é a esperança.

Quando você e eu alicerçamos firmemente nossa esperança em Deus e na Sua Palavra, podemos sentir o vento e as ondas, mas no final não seremos levados.

Durante uma tempestade, a esperança nos dá a capacidade de olharmos para as coisas como elas são e ainda estarmos confiantes de que algo melhor está por vir. Isso faz da esperança uma qualidade muito poderosa e importante que você e eu podemos ter – especialmente em momentos de dificuldade. Na verdade, acredito que a esperança é o alicerce em que nossa fé deve ser construída.

Ninguém – nem mesmo Deus – pode prometer que nunca teremos que passar por decepções ou problemas. Mas o importante é que a esperança nunca seja perdida. Ter uma atitude positiva e manter a esperança que temos em Cristo nos coloca em posição de ver o poder de Deus de operar milagres.

Mas para chegarmos à plena certeza dessas coisas é preciso alcançar a maturidade cristã que se traduz em frutos e serviços por Deus. Nós temos que nos apegar ao juramento divino e o escritor de Hebreus não fala só de uma promessa; é um juramento formal. Deus jurou, e por causa de duas coisas imutáveis: Ele e o seu juramento, Ele não pode voltar atrás. Ele jurou nos dar a vida eterna e foi um juramento formal. Ele jurou nos dar a vida eterna se crêssemos no sEu filho Jesus. Portanto, se eu creio em Jesus, eu tenho que crer no juramento de Deus que diz:  “você está salvo!” e ele, o escritor, diz Algo maravilhoso: esta palavra é âncora, a âncora da alma! Só que esta âncora não é de um barco comum e nem foi lançada no fundo do mar, ela está lançada atrás do véu, foi jogada para dentro do Santo dos santos, onde Cristo entrou, Ele é a nossa âncora. Ele foi até o Santo dos santos, o véu se rasgou e minha alma está presa por uma corrente de amor a esta âncora poderosa que é o próprio Cristo. E ninguém pode quebrar essa corrente, a menos que eu não queira! Satanás não pode Atentar contra isso, o mundo não pode, as leis humanas não podem nunca invalidar isso. Podem nos perseguir, podem nos matar, mas não podem destruir a âncora, POR QUEELA ESTÁ ENTERRADA NO JURAMENTO DE DEUS, CONCRETIZADO NA PESSOA DE CRISTO QUE MORREU NA CRUZ PELOS NOSSOS PECADOS. ESSA ÂNCORA É INDESTRUTÍVEL!

A plena certeza da esperança, a plena certeza da salvação é REALIDADE quando eu entendo o que Cristo fez, o significado do seu sacrifício na cruz por nós.

Sabe aqueles momentos em que a nossa vida parece um navio em meio a tempestade e você percebe que está lutando contra o vento e as ondas?

O texto de Hebreus diz que a esperança é âncora da nossa alma.

Por piores que as coisas estejam, deposite sua esperança em Deus e se mantenha firme. Quando a nossa esperança está no Senhor e nas suas promessas o vento e as ondas podem vir contra nós e mesmo que sejamos abalados, o barco da nossa vida não vai afundar.quando temos esperança é possível permanecermos firmes, certos de que dias melhores virão. Jesus disse que no mundo nós teríamos aflições. Deus não nos isenta de, no mundo, passáramos aflições, problemas e decepções, por isso nunca podemos deixar de ter esperança. O contrário de esperança é o desespero. Muitas pessoas diante de um problema ficam desesperadas, mas o que Deus espera de nós é que tenhamos confiança e fé, para superarmos todas as nossas adversidades. Creia que Deus te ama e que Ele tem um propósito em sua vida. Satanás vai fazer de tudo para que você fique focado na sua dor, nos seus problemas e em todas as decepções que você já teve na vida, por que essas coisas nos paralisam e abalam a nossa fé. Hoje você pode tomar passe dessa palavra e dizer não aos pensamentos de desespero que o inimigo tem tentado colocar na sua mente.

Jó 11:18 diz que você estará confiante, graças a esperança:

18 - E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.

Romanos 15:13 está escrito que:

13 - Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

Eu não sei que tipo de situações você tem enfrentado na sua vida, na sua casa, no seu casamento ou nas suas finanças, mas você serve a um Deus que conhece todas elas.mesmo que tudo pareça impossível de se resolver não desista, não perca a esperança por que ela é a âncora da sua alma. 


Um abraço no seu coração

Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus

Pr William Thompson. 


Texto com adaptações.

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...