A Bíblia pouco nos fala sobre “Alexandre, o latoeiro”. Este tal de “Alexandre, o latoeiro”, é citado na Segunda Carta do Ap. Paulo a Timóteo, cap. 4, vers. 14: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.” Em outras versões da Bíblia este mesmo Alexandre é chamado de ferreiro! Possivelmente ele fazia utensílios domésticos de metais: ferramentas, escudos, facas, espadas, lanças, machados etc.
Tudo leva a crer que “Alexandre, o latoeiro”, tenha sido Obreiro na Igreja de Cristo, mas, por não ter aguentado às perseguições contra a Igreja, acabou naufragando na fé (largou a Obra do Senhor e se desviou, apostatou-se, sendo entregue a Satanás). Partindo desta ideia, este “Alexandre, o latoeiro”, após ter conhecido Jesus, após ter sido Obreiro na Igreja de Cristo, após possivelmente ter sido amigo do Ap. Paulo, se desviou e “cuspiu no prato em que comeu”, pois, segundo alguns estudiosos, “Alexandre, o latoeiro” testemunhou contra Paulo em Juízo, no Tribunal de Roma, prejudicando o Ap. Paulo sobremaneira!
Ele se tornou um inimigo da Obra de Cristo, um verdadeiro empecilho. Qual líder (Pastor) que já não tenha sofrido com algum "Alexandre da vida", que causa tantos males? Quantos Obreiros ou evangelistas que conhecemos que hoje estão parados, sem forças, sem ânimo e na maioria das vezes, fracassados espiritualmente? Então vigiemos e oremos para que Deus nos dê forças para continuarmos firmes neste Ministério e jamais nos deixe cair na fé.
Paulo recomendou a Timóteo que se guardasse de Alexandre: “Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.” - 2 Tm 4.15
Em nossos dias não é diferente, pois há muitos “Alexandres – latoeiros” por aí. Pessoas que um dia já foram de Cristo, já foram bons Obreiros, já foram nossos amigos, mas que se deixaram levar pelas lutas, pelas tentações, pelas propostas da carne, pelo dinheiro, pelas propostas de satanás e naufragaram na fé! Muitos dos que naufragaram, abandonaram as Igrejas Locais, outros, todavia, naufragaram na fé e continuam dentro das Igrejas Locais, possivelmente porque as Igrejas Locais podem lhes oferecer algum tipo de vantagem ou benefício. Este tipo de “Alexandre – Latoeiro” é o mais perigoso, pois engana a muitos com a falsa aparência de cristão, ou seja, se diz cristão, mas na verdade não é, pois é falso, hipócrita, traiçoeiro, mentiroso, invejoso, caluniador, blasfemador, linguarudo e causa mal aos Verdadeiros Cristãos e à Igreja de Cristo!
Por não terem qualquer compromisso com Deus e com a obra de Deus (o único compromisso que possuem é com os seus próprios desejos, interesses e com o diabo), muitos destes “Alexandres – latoeiros” não só afiam alguns dos utensílios que fabricam para ganharem os seus pães, mas também gostam de manterem as suas línguas afiadas, para falarem mal e causarem males aos Verdadeiros e Fiéis Obreiros, Líderes, Pastores e Irmãos em Cristo! Geralmente estes “Alexandres - latoeiros” podem ser identificados como aqueles que “viram a casaca” e traiçoeiramente difamam, caluniam, injuriam e maltratam aqueles que são Cristãos Verdadeiros, que ainda sofrem por amor à Obra de Cristo! A recomendação do Ap. Paulo a Timóteo é válida para nós, ou seja, precisamos estar guardados e protegidos dos “Alexandres – latoeiros”.
Para quem é um “Alexandre, o latoeiro” e só causa males aos Verdadeiros Cristãos, o recado que a Palavra de Deus dá é que o Juízo de Deus chegará! Os “Alexandres – latoeiros” receberão as suas recompensas conforme as suas obras” (2 Tm 4.14).
Se você é um Cristão Verdadeiro e está sendo perseguido por algum “Alexandre- latoeiro”, fique tranquilo, pois isto é um bom sinal! É um sinal de que você está carregando o Nome de Cristo em sua vida! Você é um Verdadeiro Cristão!
Olhe o que a Bíblia diz para você:
“..., e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa.” Mateus 24.9
“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2 Timóteo 3.12)
“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” (Mateus 5.10)
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2 Coríntios 4:8,9)
Um dia todas as nossas tribulações acabarão, assim como acabaram para o Ap. Paulo, que combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé!
Na sequência dos versículos 14 do cap. 4, após ter falado sobre “Alexandre, o latoeiro”, o Ap. Paulo, que sabia de sua morte física iminente, falou algo maravilhoso a Timóteo (Palavra esta que também é válida para nós, que amamos e seguimos a Cristo):
“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2 Tm 4.18)
ISAÍAS 61.1-3 FALA EXATAMENTE DA UNÇÃO DERRAMADA SOBRE UM ESCOLHIDO DO SENHOR:
“O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Um abraço no seu coração!
Fique na Graça e Paz do Senhor Jesus!
Pr. William Thompson