quinta-feira, 22 de novembro de 2012

- CARTA A EVANGÉLICO QUE FAZ SEXO COM A NAMORADA

[Os nomes foram trocados para proteger as pessoas. Embora algumas circunstâncias mencionadas na carta sejam totalmente fictícias, o caso é mais real do que se pensa...]
Meu caro Ricardo,

Ontem estive pregando em sua igreja e tive a oportunidade de rever João, nosso amigo comum. Não lhe encontrei. João me disse que você e a Raquel, sua namorada, tinham saído com a turma da mocidade para um acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem cedo.


Saí com o João para comer pizza após o culto e falamos sobre você. João abriu o coração. Ele está muito preocupado com você, desde que você disse a ele que tem ido com Raquel para motéis da cidade e às vezes até mesmo depois do culto de jovens no sábado à noite. Ele falou que já teve várias conversas com você mas que você tem argumentado defendendo o sexo antes do casamento como se fosse normal e que pretende casar com Raquel quando terminarem a faculdade.


Ele pediu minha ajuda, para que eu falasse com você, e me autorizou a mencionar nossa conversa na pizzaria. Relutei, pois acho que é o pastor de sua igreja que deve tratar desse assunto. Você e a Raquel, afinal, são membros comungantes dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela. Mas, João me disse que o pastor faz de conta que não sabe que essas coisas estão acontecendo na mocidade da igreja. Como sou amigo da sua família faz muitos anos, desde que vocês frequentaram minha igreja em Niterói, resolvi, então, escrever para você sobre esse assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de João para justificar sua ida a motéis com a Raquel.


Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proíba sexo antes do casamento. É verdade que não há uma passagem bíblica que diga “não farás sexo antes do casamento”, mas existem dezenas de outras que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras. Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que desejam viver juntas (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João 2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus 13:4) e aquelas que se referem ao divórcio – que é o término oficial do casamento – como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus 5:31-32).


Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3; 1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5; 1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8; 22:15). Qual é o referencial que nos possibilita caracterizar esses comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento, naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A Bíblia considera essas coisas como pecado e coloca os que praticam a impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus – a menos que se arrependam, é claro, e mudem de vida.


Você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico, não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio. Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus – mas (desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.


É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a bússola pela qual a Igreja determina seu norte – e sim a Palavra de Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus.


O João me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e infiel para com o cônjuge. Ricardo, é um jogo perigoso tentar justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela. Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e sua namorada façam uma “cerimônia” particular onde só vocês dois estão presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus – qual a validade disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.


Não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de “aliança de nossos pais”, uma referência ao caráter público da mesma (não deixe de ler Malaquias 2:10-16).


Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo com sua namorada, que foi “é importante conhecer bem a pessoa antes do casamento”. Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o considerei uma burrice – mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o compartilhar… você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.


Agora, o pior argumento que ouvi do João foi que você disse “a graça de Deus tolera esse comportamento.” Acho esse o pior argumento porque ele revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de “homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Judas 4). Esse é o caminho de Balaão “o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14). É a doutrina da prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão “a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20) e a conhecer “as coisas profundas de Satanás” (Apocalipse 2:24).


Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira libertina de pensar, Ricardo, antes que sua consciência seja cauterizada pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a graça de Deus.


Estou à sua disposição para conversarmos pessoalmente. Traga a Raquel também. Estou orando por vocês.

POSTADO PELO PASTOR AUGUSTUS NICODEMOS NO PÚLPITO CRISTÃO!


Um abraço no seu coração!
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus!
Pr. William Thompson

9 comentários:

RICARDO disse...

A PROIBIÇÃO DO SEXO ANTES DO CASAMENTO É BASEADA EM INTERPRETAÇOES PESSOAIS DA BIBLIA. COMO PODERIA DEUS INSTITUIR QUE ALGO É PECADO E NÃO DEIXAR ISTO CLARO, PERMITINDO INTERPRETAÇOES? ATE MESMO A PALAVRA FORNICAÇAO QUE SERIA SEXO ANTES DO CASAMENTO DE FATO PARTE DE UMA INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA (LER https://sites.google.com/site/cristaoslibertos/sexoantesdocasamento). NAO BASTASSE A MAIORIA DOS ARGUMENTOS BIBLICOS USADOS AQUI PARTEM DO ANTIGO TESTAMENTO E OS QUE PARTEM DO NOVO FALAM SOBRE "IMORALIDADE SEXUAL" E "PROSTITUIÇÃO", NÃO SEXO ANTES DO CASAMENTO EM SI. COMO PODE SE DIZER QUE SEXO ANTES DO CASAMENTO PRATICADO POR UM CASAL QUE SE AMA E QUE TEM UMA RELACIONAMENTO ESTAVEL E DURADOURO PODE SER IMORALIDADE SEXUAL? PRA MIM ISTO TUDO EH RELIGIOSIDADE. SE A BIBLIA NÃO É CLARA SOBRE E HOMENS DIZEM COMO SE FOSSE VERDADE ABSOLUTA ESTES HOMENS SO PODE ESTAR SE BASEANDO NA RELIGIOSIDADE.

RICARDO disse...

O TEXTO DEFENDEU O CASAMENTO COMO SE QUEM PRATICASSE SEXO ANTES DO CASAMENTO FOSSE CONTRA O CASAMENTO. MUITOS CASAIS TRANSAM ANTES DO CASAMENTO MAS PLANEJAM SE CASAR, OU SEJA NAO SÃO CONTRA O CASAMENTO COMO O TEXTO DEU A ENTENDER

Anônimo disse...

Ricardo estive lendo o texto e vi sua pergunta e não concordo com sua abordagem sobre o assunto, sem falar que seu conhecimento deve se basear na Palavra de Deus, o site indicado não permite comentários, não baseia a afirmação na palavra de Deus, sugiro observar os textos abaixo e verificar a vontade de Deus expressa em sua palavra sobre o referido assunto no Novo Testamento uma vez que sua afirmação fala apenas do Antigo Testamento:


"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5.19,21

"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus... Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." 1 Coríntios 6.9,10,18

"Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus" 1 Tessalonicenses 4.3-5

"Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora. Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis; para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro, e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia. Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo. Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera?" Provérbios 5.3‑20

"Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno". Judas 1:7

"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará." Hebreus 13.4


Pr. Gilberto Junior.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
pastor thompson adorador extravagante disse...

Ricardo, fiquei me perguntando o que está se passando na sua cabeça quando você abre mão da Bíblia que deve ser a regra de conduta e fé para todo cristão, eu disse TODO, para se apoiar no artigo de um site (https://sites.google.com/site/cristaoslibertos/sexoantesdocasamento)onde não se sabe quem escreveu, quem traduziu e sequer permite ser comentado. O site em outras palavras diz que apoia o "test drive"; a pessoa deve fazer sexo antes do casamento para saber se haverá uma satisfação orgásmica, do contrário procura-se outra pessoa, até achar a que lhe satisfaça, partindo daí para o casamento. Pergunto a você: se sua filha estiver para casar, é esta a sua orientação como um pai cristão? Talvez se crie a partir desta ideia uma nova teologia que chamaremos de: "a fila anda, test drive, lavou tá novo etc"! rsrsrs
Você, com seu comentário, abriu uma brecha para que os demônios ajam na vida das pessoas à sua volta e até mesmo da sua família! Ore peça perdão ao Senhor, confesse seu pesamento errôneo e abandone tudo isso!
Mas é claro também que você tem toda liberdade de pensar e agir como quiser. Cada um dará conta de si!
Shalom Adonai

pastor thompson adorador extravagante disse...

Caro Luiz Felipe, não lhe conheço e tenho plena certeza de que nunca chegou nenhuma postagem sua com qualquer tipo de comentário. Portanto sinta-se à vontade para se expressar. Ninguém é obrigado a pensar da mesma forma. Eu não sou muito preso a determinadas convenções, não gosto da forma como certos "pastores" têm pregado; se apoiando de maneira leviana na bíblia para baratear a graça de Deus e conduzindo o rebanho para Lodebar. Se nem o próprio Jesus agradou a todos, não serei eu a conseguir uma façanha dessas, mas tenha certeza, ao longo da minha vida eclesiástica já convivi com todo tipo de gente: amigos, de verdade, amigos de mentira, falsos, caluniadores, bajuladores, invejosos, que maquinavam todo o tempo uma maneira de tomar o meu lugar naquilo que o Senhor me havia reservado etc. Já tive aqui no blog pessoas se passando por outra para poder fazer críticas descabidas, coisas que não edificavam, mas que tinham um único objetivo: machucar, magoar e ofender. Não tenho medo de colocar na tela aquilo que penso e concordo, mas todos que leem sabem quem escreveu e de onde veio, agora os que se escondem no anonimato não passam de covardes, hipócritas e infames. E existe ainda um detalhe bem interessante: os anônimos e pseudônimos são sempre a mesma pessoa, ou o mesmo casal, mas faço o que Paulo descreve na Primeira carta a Timóteo no Capítulo 1: 19 – “Conservando a fé e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, naufragaram na fé. 20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”
se você quiser entender melhor leia a postagem "CUIDADO COM ALEXANDRE, O LATOEIRO"!
No mais, sinta-se à vontade para aparecer quando quiser!
Shalon Adonai!
P.S: Algo me diz que você me conhece pessoalmente e se isto for verdade você sebe que eu DETESTO ELOGIO. Prefiro as críticas, eu aprendo e cresço com elas mais do que com elogios. Muitas vezes os elogios podem ser tão falsos quanto uma nota de R$ 300,00.
A gente se vê!

Anônimo disse...

Passei pra ler com os meus olhos,o que já tinha chegado aos meus ouvidos.Não queria acreditar nesse papelão que está fazendo.
Use esse "blog" ou como queria chamar isso.Para algo edificante,não simplesmente para atacar terceiros.Isso acontece quando somos crianças espirituais,o que eu me recuso aceitar que seja seu caso Pastor.
Um abraço

pastor thompson adorador extravagante disse...

Fico feliz por saber que as pessoas têm comentado o Blog Adorador Extravagante e fico mais feliz ainda por saber que pessoas como você vão ler para conferir. Me desculpe a demora em lhe responder, mas é que eu mudei de residência e estava sem internet por isso você teve que esperar para ver a sua almejada resposta publicada. Como você não quer se identificar vou imaginar que você é uma mulher (seu anonimato me dá este direito). Vamos a reposta: Ninguém foi atacado neste post, talvez àqueles que tenham uma vida semelhante à do "Ricardo" possam se sentir desta forma, mas deviam estar assim, chateados, com Deus e não comigo, pois tudo que está na postagem é bíblico e tenho certeza que edificou a vida de muitas pessoas que buscam viver uma vida sem máscaras diante de Deus e da Igreja. Infelizmente existem líderes que procuram fugir do assunto para não causar polêmica e não perder pessoas que ele considere importantes, para ele, no ministério. Qual é o papelão? Falar a verdade nua e crua? Você me deixa duas opções: ou você é um líder que faz vista grossa ou você está levando uma vida de "Ricardo".
O que Jesus fazia e falava fazia com que algumas pessoas se sentissem atacadas e esse sentimento foi tão forte que acabaram por crucificá-lo; talvez quem sabe, se pudesse você me crucificaria, ou não?
Leia a bíblia, ore, peça perdão pois o nosso Deus fica comovido com um coração contrito que se derrama em arrependimento na presença dEle!
Fica na Paz irmãzinha ou quem sabe irmãozinho!

Anônimo disse...


Perfeito o texto.
Juh Cristina.

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...