quarta-feira, 26 de abril de 2017

- A MORTE ESPIRITUAL


"Porque não havia uma casa onde não houvesse ninguém morto!" (Êxodo 12:30)
As pragas do Egito foram as mais aflitivas que já flagelaram qualquer nação. Elas foram projetadas. . .
Para humilhar a soberba do Faraó,
Para garantir a libertação dos israelitas,
Para mostrar os terrores de um Deus irado, e,
A vaidade da idolatria que então dominava a mente egípcia.

Pela primeira praga, todas as "águas do Egito sendo transformadas em sangue" - Deus demonstrou Sua superioridade sobre o seu deus-rio imaginário, e a baixeza do elemento que eles reverenciavam.

Pela segunda praga, "a vinda de rãs e cobrindo a terra" - o Nilo, o objeto de sua adoração, foi feito um instrumento de sua punição.

Na terceira, a "praga dos piolhos" - a superstição do povo foi repreendida, e os corpos dos sacerdotes arrogantes profanados.

A quarta "praga de moscas", mostrou-lhes a impotência do deus a quem adoravam, para que ele pudesse afastar as moscas que agora os picavam em todas as partes.

A quinta praga, "a morte entre o gado", era a manifestação da mão de Deus contra os objetos vivos de sua adoração; porque o touro sagrado, a vaca, a novilha, o carneiro, caíram mortos diante de seus adoradores.

A sexta praga, "a infiltração de furúnculos dolorosos", confundiu a habilidade de seus médicos e os visitou com uma doença que nem suas divindades poderiam evitar, nem a arte do homem aliviar.

A sétima praga "de saraiva, chuva e fogo", mostrou-lhes que nem Osíris, que presidia o fogo, nem Isis, que presidia a água, poderiam protegê-los do trovão, do granizo e do fogo de Jeová.

A oitava "praga de gafanhotos", pôs em nada os deuses em quem os egípcios confiaram para libertá-los desses insetos.

A nona praga de "três dias de escuridão", mostrou que o sol e a lua que adoravam como a alma do mundo e o governante de todas as coisas, eram apenas servos e criaturas do Deus de Israel.

Mas, a décima e última destas pragas, a destruição de "todos os primogênitos na terra do Egito", foi a mais severa de todas. Chegou mais perto dos corações do povo, produziu uma tristeza mais geral, e resultou na realização da libertação dos israelitas da tirania do rei. As primeiras pragas haviam-se revelado ineficazes - elas rolaram sobre aquele rei obstinado, a corte e povo - as ondas devastadoras da ira de Deus, elevando-se mais e ficando cada vez mais fortes, à medida que cada onda sucessiva inchava e se precipitava contra o trono de Faraó! No entanto, o coração do monarca ainda estava endurecido, e ele se recusou a deixar Israel ir. Deus desistiria da disputa? Deixaria que Israel permanecesse nos fornos de tijolos e sob os mestres de tarefas? O faraó se alegraria e diria: Meu coração foi mais forte do que o braço de Deus - eu ainda abraço Seu povo em minhas mãos, apesar de Seu poder? Não!

"E disse o Senhor a Moisés: Trarei mais uma praga sobre Faraó e sobre o Egito; depois, ele te deixará ir." "E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais." O registro sagrado nos diz como Deus cumpriu a Sua palavra: "E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto."

Heródoto nos informa que era costume dos egípcios apressar-se da casa para a rua para lamentar os mortos com gritos agudos e amargos, e todos os membros da família se uniram nestas tristes lamentações. O que, então, deve ter sido o horror dessa cena, quando, na escuridão da meia-noite, toda a nação, despertada de seu sono pelo anjo da morte, correu com os gritos estrondosos de agonia e desespero, Morto, agora deitado frio e ainda em cada casa do palácio até a masmorra! De fato, Deus disse: "Haverá um grande clamor em toda a terra do Egito, tal como não houve semelhante, nem mais será como ele".

Nem uma casa em que não houvesse um morto! Que registro! A história não fornece nenhuma instância paralela. A pestilência terrível que assolou Atenas no segundo ano da Guerra do Peloponeso, tão minuciosa e emocionantemente descrita por Tucídides, quando os mortos e os moribundos se amontoavam uns sobre os outros, não apenas nas estradas públicas - mas mesmo nos templos; a terrível epidemia que Lívio menciona como Roma desolada; a praga que devastou Florença em meados do século XIV; a peste que dizimou Londres na segunda metade do século XVII, tão graficamente retratada por De Foe; e aquele flagelo moderno, o Cólera, que, nascido e embalado na Ásia, marchou como uma pestilência em sua força para o oeste sobre a Europa, e por cerca de três mil quilômetros, plantou seus pés esmagadores nestas praias, pisoteando milhares e dezenas de milhares em seu caminho!

Todos estes, tão terríveis como são e foram, dificilmente podem ser comparados, no número de mortos, na desolação feita, na tristeza produzida, na instantaneidade do golpe, na universalidade do luto, na nacionalidade dos lamentos - com a décima e última praga de Deus, quando à meia-noite, o anjo do Senhor passou pelo Egito e feriu todos os primogênitos, arrancando de cada família e coração um grito de angústia! "Porque não havia uma casa em que não houvesse um morto!"

Você consegue conceber tal cena? Pode você, pelo esforço mais forte da imaginação, retratar o horror de tal hora? Não, deve sempre repousar na escuridão da meia-noite que envolveu a cena! Esse lamento selvagem que surgiu de milhões de corações simultaneamente atingidos, não pode ser imaginado nem descrito. A própria consideração de tal assunto nos dá dor, e nos afastamos voluntariamente de suas cenas de tristeza e morte.

No entanto, não pode ser dito de quase todas as famílias nesta igreja, nesta cidade, nesta terra; que não há uma casa onde não haja um morto! Eu respondo, sim! Eu não quero dizer que a morte em algum momento ou outro tenha ido para o seu meio e tirou um de seu grupo familiar; porque solenes e verdadeiras são aquelas palavras do poeta:

"Não há rebanho, no entanto vigiado e cuidado,
Que não haja um cordeiro morto lá;
Não há lareira, que embora defendida,
Não tenha uma cadeira vazia."

Mas eu me refiro aos "mortos em delitos e pecados". É este fato solene da prevalência em cada família desta morte espiritual a que desejo trazer seus pensamentos ansiosos; e se o Espírito Santo me capacitar a falar como eu deveria, e selar o que você ouve em seus corações - você logo perceberá que, tão terrível como foi a condição dos egípcios - ainda mais terrível é o estado de nossas casas em cada uma das quais há pelo menos alguém espiritualmente "morto em delitos e pecados".

Na Bíblia, a alienação de Deus, a ignorância espiritual, a carnalidade, a incredulidade, a vida em prazeres mundanos, a continuidade em delitos e pecados - são um chamado à morte - morte espiritual. E justamente, pois, como pode a alma alienada da vida de Deus estar viva para Deus? E se não estamos vivos para Deus - não há vida espiritual em nós; e quem está desprovido de vida espiritual - está espiritualmente morto.

Como pode uma alma carnal, absorvida pelas coisas da carne - ter vida? Tão impossível é isto, que o apóstolo com grande ênfase declara: "Porque ser carnal é a morte!" Como pode estar verdadeiramente vivo, no significado espiritual dessa palavra - quem não tem fé em Jesus, que em sua incredulidade se recusa a receber Cristo em quaisquer de Seus ofícios ou benefícios? É impossível, pois João diz: "Este é o testemunho que Deus nos deu, a vida eterna, e esta vida está em Seu Filho. Aquele que tem o Filho, tem vida, e quem não tem o Filho, não tem vida." E um maior que João, o próprio Jesus, declarou: "Se não comerdes a carne e beberdes o sangue do Filho do homem, não tereis vida em vós". Mostrando que a incredulidade, ou o não recebimento de Cristo como Ele é estabelecido no evangelho, é a morte espiritual.

Como pode sua alma ser denominada viva, em sua aceitação da Bíblia, cujo inteiro ser, mental, moral, físico - está absorto nos prazeres deste mundo pecaminoso? Nunca, até que você possa revogar a declaração de Paulo, "Aquele que vive no prazer está morto, mesmo enquanto ele vive". Daí deduzimos, com base nestas e em outras passagens da Escritura, que a todos aqueles que vivem no pecado, no simples prazer mundano, na carnalidade, na ignorância espiritual, na alienação de Deus e sem a fé salvadora de Jesus Cristo, que nos coloca em posse de todos os benefícios de Sua morte meritória e paixão - estão espiritualmente mortos.

Eles estão mortos para todos os propósitos mais elevados de suas almas imortais; mortos para a sua herança celestial; morto para a glória de Deus; morto para a redenção que está em Cristo Jesus - de modo que, embora vivam e respirem e tenham um ser terreno; embora se movam entre as cenas cômicas e do negócio deste mundo; embora eles empreguem suas mentes em ciência, arte e literatura; embora construam cidades e governem reinos e comandem exércitos, e ganhem as coroas de desvanecimento que os mortais dão aos mortais; e embora possam ser amados, honrados e estimados pelo valor moral e virtudes sociais, e as amabilidades doces de uma vida imaculada aos olhos dos homens - mas Deus os pronuncia mortos - porque Ele vê seus corações, Ele conhece seu estado interior, e Sua decisão é a sentença de um Deus de santidade e verdade.

Você não vê nada que distinga as pessoas assim ditas mortas de outras - mas todas as coisas dizem antes a vida, a esperança, a alegria - e não a morte e a aflição. Mas esta morte espiritual não é menos real, porque seja invisível aos olhos mortais. Pudesse ser removido o véu que cobre a alma da visão material, e se nos fosse permitido olhar para aqueles que nos rodeiam como eles são vistos por Deus e anjos - veríamos evidências mais dolorosas de morte no espírito dos impenitentes e incrédulos, do que vemos com o olho do sentido na câmara da morte física e ao lado do túmulo aberto.

Digo, mais evidências dolorosas, pois então poderíamos ver cenas de profunda angústia -

Aqui, um homem que dorme o sono da morte, na ignorância;
Aqui, um "morto em delitos e pecados";
Aqui, um inanimado a todos os interesses eternos da alma;
Aqui outro, sem vida na carnalidade;
Aqui um embrulhado na mortalha da sua própria hipocrisia;
E ali outro, deitado moralmente sem pulso sobre o prazer mundano, pronto para ser enterrado na sepultura auto escavada de suas paixões fraudulentas!

Esta é certamente uma condição triste. Será que ela poderia ser em certa medida desvendada? Mas tal é a carnalidade de nossa natureza, tal o engano do grande adversário, tal a influência predominante das coisas vistas e temporais sobre as coisas invisíveis e eternas - que embora a razão, a consciência, os amigos cristãos e a Bíblia se unam dizendo-lhe o seu estado de morte - você ouve apenas como a murmúrios de trovões longínquos; olha apenas como sendo relâmpagos distantes; e então coloca de novo - seu pensamento, mente e coração, nas preocupações do tempo e do sentido, com a total exclusão das coisas do mundo vindouro!

Mas, não são as coisas do mundo vindouro, as coisas supremas mesmo desta vida? Pois não é esta vida "o amanhecer fraco, o crepúsculo de um dia eterno" que irá irromper completamente sobre nós além do túmulo? O caráter desse futuro - é determinado pelo caráter deste presente. A alma será na eternidade - o que ela se torna no tempo. Portanto, como não há conhecimento, nem trabalho, nem dispositivo, no túmulo onde vamos - assim os destinos da alma imortal para a eternidade - estão dentro das influências que moldam a hora presente.

O grande trabalho da vida não é viver bem e honradamente na terra - mas para se adaptar a viver bem e honradamente no futuro. O grande fim da vida não é glorificar-nos aqui, mas preparar-nos para a glória do além, e isso só pode ser feito glorificando Deus agora com nossos corpos e espíritos que são Seus.

O tempo não está muito distante, quando olharmos para trás sobre os anos desta vida mortal, e ficarmos espantados por termos permitido que nossa alma imortal se absorvesse nos assuntos baixos, desprezíveis, pueris e passageiros deste mundo de provação - e negligenciando os interesses momentosos e eternos de nossas almas! "Louco que eu era", exclamarás, "estar vivo para tudo a que eu deveria estar morto - e estar morto para tudo a que eu deveria ter estar vivo!" Trocar a salvação de minha alma, o favor de Deus, as alegrias do Céu e a glória eterna.

Por algumas horas de prazer sórdido,
Por alguns grãos de pó cintilante,
Por algumas aclamações de louvor humano,
Por alguns tesouros da aprendizagem mundana -

Todos os quais agora desapareceram como um sonho, e me deixaram sem esperança, sem alegria, sem paz, sem céu para sempre!"

Dê a este assunto, senão uma hora de pensamento sério, implore sobre ele luz de cima, para guiar sua mente, estudá-lo em sua Bíblia e estar disposto a olhar para ele como o maior interesse de sua alma e consciência - e você vai aprender que está realmente espiritualmente morto e que, se continuar neste estado, a morte eterna, a segunda morte, será a sua porção sem remédio!

Existe alguma ajuda ou escape dessa morte espiritual? Há sim! O chamado de Paulo aos cristãos de Éfeso ainda toca em nossos ouvidos: "Despertai vós que dormis e ressuscitai dentre os mortos - e Cristo vos dará luz". Através de Cristo, que é a Ressurreição e a Vida, há libertação. Ele morreu - para você não morrer. Ele ressuscitou - para que você possa se levantar da morte do pecado. Ele vive em glória - para que você possa viver e reinar lá também. Ele oferece a você todas as promessas, o Espírito Santo visita você para despertá-lo de seu estado insensível, e Deus está esperando para ser gracioso.

Tudo agora é favorável à sua salvação, toda agência da parte de Deus está trabalhando para produzi-la, nada falta para tornar a vida eterna sua - mas a inclinação de sua vontade obstinada, à vontade de Deus; e mesmo isto, a grande pedra que se encontra à porta de seu sepulcro moral - mesmo isso, Deus o ajudará a rolar, assim que ceder ao mover do Espírito Santo e for feito disposto no dia de Seu poder.

Como é imperativo, portanto, o dever que incumbe aos cristãos de buscar a salvação de todos com quem estão ligados por laços de sangue ou de amor. Você realmente acreditou no que a Bíblia declara a respeito de seus amigos não convertidos - você seria obrigado a chorar sobre eles com um lamento amargo.

Se você visse sua esposa, seu marido, seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã, seu filho ou sua filha - esvaziando-se em doenças e lutando nas agonias da morte - como seu coração seria torcido de tristeza? Contudo, você sabe que eles não são seguidores de Jesus, vocês sabem que eles estão mortos em delitos e pecados, e sabem que esta morte espiritual está apenas a um passo da segunda morte, a morte eterna - e ao mesmo tempo você parece despreocupado com a sua salvação, impassível em sua condição perigosa! Contemplando-os dia a dia afundando-se para o infortúnio eterno - e não estendendo nenhuma mão amiga, não levante nenhuma voz de advertência, não faça nenhum esforço enérgico para despertá-los de seu estupor mortal e apontá-los para Aquele que somente pode lhes dar vida espiritual aqui e vida eterna além do túmulo! Essa conduta não declara praticamente que a Bíblia não é verdadeira? Não mostra que você estima os corpos de seus amigos mais do que suas almas, e que você considera seus interesses temporais como primordiais sobre o interesse espiritual? E essa conduta em cristãos professos não falsifica os ensinamentos do púlpito, e as declarações da Escritura?

E você pode fazer isso, ó cristão - e ser inocente do sangue daquelas almas que sua indiferença e negligência colocou na folha sinuosa da morte eterna? Pai cristão, mãe, marido, esposa, irmão, irmã - pesem bem e em oração, as responsabilidades que dependem de vocês para com seus filhos, amigos, parentes e dependentes não convertidos. Talvez haja um morto em cada uma de suas casas. Pode ser que alguém esteja perto e querido de seu coração. Oh, saia então a Jesus como Maria, e diga: "Eu sei que mesmo agora, tudo o que você pedir a Deus - Deus dará a você". Vá a Ele como Jairo, e diga: "Minha filha já está morta, mas venha e coloque a mão sobre ela e ela viverá!" E aquele que devolveu o fôlego a Lázaro, à filha do governante e ao filho da viúva de Naim, despertará o seu amado do sono da morte espiritual, e respirará naquela vida espiritual morta, e como "Ressurreição e Vida", lhes ressuscitará e lhe fará sentar-se em lugares celestiais, para o louvor da glória da Sua graça - porque, quando você se encontrava morto em delitos e pecados, ele lhe vivificou na vida espiritual, e lhe introduziu na vida eterna daqui em diante!


Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson


Título original: Spiritual Death
 Por: William Bacon Stevens (1815—1887)

Nenhum comentário:

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...