sábado, 29 de agosto de 2015

- 70x7



Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

Há bem pouco tempo publiquei aqui no Adorador Extravagante uma parábola que tratava sobre o perdão. Perdão entre irmãos. Hoje voltarei ao assunto com a colaboração do meu grande amigo Pr. Gilberto Moreira Júnior.

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).


Perdão é uma palavra pequena, mas difícil de ser proferida. Há que se entender que é um substantivo que para ser usado é preciso uma análise situacional de nossa própria posição dentro de um fato que nos levará a pedir ou “liberar” perdão.

O caminho que nos leva ao perdão passa pelas perdas.

O que o dicionário nos diz sobre perda?
Significado:
- s.f. : Ato ou efeito de perder ou ser privado de algo que possuía.
- Diminuição que alguma coisa sofre em seu volume, peso, valor.
- Prejuízo financeiro.
- O ato de não vencer.
- Militar O mesmo que baixa, em combate.
- Mau emprego: perda de tempo.
- Teologia Danação: causar a perda de uma alma.
- Perdas e danos, prejuízos sofridos pelo credor, em virtude de diminuição do seu patrimônio e também por causa de lucros que deixou de perceber.
- Danos físicos e/ou emocionais.
loc. adv. Em pura perda, em vão, inutilmente.

Sinônimo de perda: agravo, dano, detrimento, estrago, perca, perdida e prejuízo.

Numa situação de perdão só existem dois lados: o que perdeu e o que provocou a perda. Vamos analisar a problemática à luz da Palavra de Deus observando dois personagens de uma mesma linhagem familiar e que sofreram perdas terríveis: José (filho de Jacó) e Jesus, o Cristo.

José, um adolescente de 17 anos foi vendido por seus irmãos, friamente, por inveja, porfia, ira, ele foi separado de sua família, sendo escravo no Egito, mas se destacou e se tornou supervisor da casa de POTIFAR, seu senhor egípcio. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e o desastre atingiu o jovem José. A mulher de seu senhor se encanta por ele e tenta seduzi-lo, ele resistiu, foi fiel ao seu Deus e ao seu senhor, mas as mentiras da mulher de Potifar o levam à prisão onde se tornou supervisor dos prisioneiros, permanecendo lá por 02 anos, destacando-se por interpretar os sonhos dos outros presos. Genesis 37 a 40.

Faraó rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação, José foi quem interpretou esse sonho e foi colocado como governador, o segundo homem mais poderoso do Egito.Genesis 41.

Cumprindo-se àquilo que José interpretara dos sonhos do Faraó, seca, fome e miséria atacam os povos ao redor do Egito, que era a única nação farta; o que leva os irmãos de Jose, aqueles mesmos que o haviam vendido como escravo, a descer ao Egito a fim de comprar matimento para a casa de Jacó. Gênesis 42.

Vamos aqui agora: coloque-se no lugar de José. Seus irmãos sequer o reconheceram, estavam desesperados pelo mantimento que foram buscar. José os reconhece e num primeiro momento, provavelmente, a ira tomou conta do seu coração, a vontade de vingar-se, era a hora perfeita para a revanche. Uma palavra sua e a vida de seus irmãos acabava ali. Mas longe daquele lugar havia um pai, idoso, cansado e ainda dolorido e deprimido pela trágica “perda” de seu filho. Todas as perdas passaram pela mente de José e no capítulo 45 do Gênesis ele finalmente dá-se a conhecer a seus irmãos que têm um misto de medo, arrependimento e outras ansiedades, mas José os perdoa e os manda buscar Jacó, seu pai. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores; Gênesis 45:9

Jesus, Filho de Deus. Traído, humilhado, rejeitado, julgado, condenado, açoitado, e finalmente crucificado. Tão poucas palavras para sintetizar o sofrimento mais intenso a que alguém poderia ser submetido e no final de tudo Ele diz: “Pai, perdoa-lhes por que não sabem o que fazem!” Lucas 23:34


Jesus era 100% homem e 100% Deus, poderia naquela situação determinar que exércitos de anjos descessem e dessem fim àquela situação, mas por amor de pessoas ingratas como eu e você sofreu perdas terríveis com dores de morte, e morte de cruz!

Observe: 

1 – FOI VENDIDO PELOS SEUS IRMÃOS: José foi trocado por dinheiro / Jesus por 30 moedas de prata.

- Quem já se sentiu assim ou se sente assim?
- Não importa se foi trocado / vendido, importa é que você precisa perdoar.
- José perdoou / Jesus perdoou e você ?

2 – FERIDO POR QUEM AMAVA: José amava seus irmãos / Jesus veio buscar e salvar: AMBOS TRAIDOS.


- A dor mais doida é a de saber que somos traídos ou trocados por quem amamos.
- Talvez você tenha sido ferido por alguém que amava muito.
- Para viver verdadeiro perdão é necessário morrer ( Minha Carne - Meu Eu – Meu Ego ).
- No reino de Deus só existe vida se houver morte ( Zoe = Vida de Deus ).

3 – ABANDONADO PELOS SEUS: José queria o bem da casa de Potifar / Jesus queria salvação de todos.


- Talvez você tenha lutado pela vida de alguém e este alguém te faz sofrer.
- Um filho, um irmão ou mesmo um amigo que não é grato pelo que você fez.
- Tanto José como Jesus poderiam ter se vingado e decidiram PERDOAR.

4 – DESACREDITADO PELOS DE SUA PROPRIA FAMILIA: Os Irmãos de José não acreditavam que ele seria alguém/os discípulos ficaram de longe, pois não acreditaram nEle.


- Você já se sentiu desacreditado – injustiçado – subestimado?
- Quem mais deveria te apoiar não acredita em você!

Para encerrar:

Perdão custa caro. Importa em perdas e se observarmos perdão é uma “perda grande”, tanto para quem libera quanto para quem pede.

Liberar perdão não quer dizer esquecer o que passou, mas sim, lembrar sem reviver. Portanto se alguém te ofendeu e te procurou, abra mão da sua razão, dos seus sentimentos e libere o perdão.

Se você ofendeu a alguém, seja da forma que for, não espere, vá até essa pessoa, retrate-se e peça perdão. Você terá perdas significativas em arrogância, soberba, orgulho, inveja...

A falta de perdão pode ocasionar doenças terríveis:

- Cardiopatias
- Doenças estomacais
- Doenças renais
- Diversos tipos de câncer
- Doenças nos ossos
- Doenças psíquicas
- Males viscerais 

A liberação de perdão trás cura!

Então pela nossa saúde me perdoa que eu te perdoo e o nome do Senhor seja glorificado, pois onde há perdão há amor e onde há amor o inimigo está derrotado!

“Se queres viver por muitos anos, aprenda a morrer todos os dias!” - Pr Thompson


Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr. William Thompson

2 comentários:

Unknown disse...

Cada escolha, uma perda!
Escolha o perdão e perca as correntes...

Gilberto Jr disse...

Realmente é difícil trabalhar esse tema, mas quando quebramos essa corrente algo muito bom acontece, tanto Jesus como José foram vitoriosos.....
Temos que lutar contra o ressentimento, que é ficar sentindo novamente e novamente e novamente. .....

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...