domingo, 29 de julho de 2012

- IGREJA, O GRANDE HOSPITAL DA HUMANIDADE


Nós vivemos num mundo extremamente ativo. Corremos pra todo lado, fazemos “n” coisas ao mesmo tempo e muitas vezes não observamos o que estamos fazendo, o que somos e o que realmente é necessário à nossa vida.

Como pessoa, de que maneira você tem visto os necessitados que vivem à sua volta? Tem tido tempo pra isso? Tem se preocupado com isso? Tem procurado agir nessa direção? Talvez sua resposta seja: “EU NÃO TENHO TEMPO PARA ISSO!”

VAMOS ENGROSSAR O CALDO!

E COMO IGREJA? O que nós temos feito em relação a todo tipo de gente que vem até nós. Se a igreja somos nós e cada um vive com o seu cada um como ficam os pobres, os necessitados, os doentes?

Nós vamos viajar numa parábola e não é uma parábola narrada entre as várias que Jesus nos deixou, mas uma parábola que o Espírito Santo de Deus colocou no meu coração: A PARÁBOLA DOS ENFERMOS ESPIRITUAIS E DO HOSPITAL ESPIRITUAL!!!

Ø ·MATEUS (cap. 10) ·

42 E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa.

- Jesus está dizendo aqui o seguinte: faça alguma coisa por essas pessoas porque eu mesmo vou recompensá-los.

Todo ser humano gosta dessa palavrinha, não é mesmo?

RE COM PEN SAS: o que será que eu vou ganhar? Deve ser algo bom, assim...

O CALDO VAI ENGROSSAR!!!

Se nós tivermos vida no Corpo de Cristo vamos viver como Ele mandou:

Ø ·MATEUS (cap. 10) ·

8 - Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
 A Igreja hoje tem perdido ou fugido do seu papel de HOSPITAL. Hospital instituído pelo próprio Jesus a fim de que muitos sejam salvos ou curados; como quiserem!

·MARCOS (cap. 2)·

16 Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele come com os publicanos e pecadores?

17 Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.

Nas entrelinhas Jesus está dizendo eu sou médico e vim procurar pessoas doentes, pessoas que necessitam de cura. Hoje nós temos visto igrejas jogando doentes na rua, com o pretexto de que são Gabrielas (EU NASCI ASSIM, EU CRESCI ASSIM, EU SOU MESMO ASSIM, VOU SER SEMPRE ASSIM: GABRIELA!) ESQUECERAM DE QUE SÃO SERVOS DE DEUS E QUE PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!!

Jesus fundou o grande hospital da alma, um hospital universal chamado igreja! Nós sabemos que Ele é o Rei dos reis, Senhor dos senhores e Médico dos médicos e por isso Ele nos chamou, nos vocacionou e nos capacitou para sermos médicos, enfermeiros, operadores de elevador, empurradores de maca, de cadeiras de roda, atendentes, telefonistas, e mais o que tiver num hospital!

Este texto bíblico de MARCOS (cap. 2: 16-17)·chama-nos a atenção para duas prioridades que o Senhor Jesus tinha e tem com relação à raça humana.

A primeira é a sua preocupação com ela: Ele sabe que ela está “doente”, corrompida pelo pecado e separada de Deus. Por isso, Ele deixa claro aos religiosos da época essa sua preocupação, afirmando que veio para aqueles que estão doentes e não para os justos, ou pelo menos não para aqueles que se consideram justos e que não precisam de Deus (mesmo entendendo que estes também necessitam).

A sua segunda prioridade é ir até onde estão os doentes, os pecadores: Ele foi até eles. Mesmo sendo estes considerados os piores pecadores, o Senhor Jesus foi e se sentou a mesa com eles. Por isso, era considerado “amigo dos pecadores” (apelido lindo e adequado para o Cristo de Deus e pra nos também).

O Senhor Jesus não somente se preocupava com os pecadores, os doentes. Ele efetivamente colocava em prática essa preocupação indo onde eles estavam para assim levar a cura para a enfermidade da qual padeciam.

A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE UM HOSPITAL SÃO OS DOENTES e hoje eles são esquecidos em detrimento de equipamentos de som, luz, instrumental, bancos ou cadeiras confortáveis...

A razão de existência da igreja são os doentes espirituais e hoje temos esquecido ou escolhido os doentes que queremos tratar. É claro que às vezes recebemos doentes com males fáceis de serem tratados; como uma doença de pele, bem superficial, uma alergia, uma gripe. Mas pode acontecer de recebermos doentes com males crônicos, com doenças graves da mente como fortalezas, cegueira, doenças da coluna como cerviz endurecida, doenças do coração, tuberculoses, hepatites, doenças causadas por falta de higiene da boca, deprimidos, doenças dos ossos, traumatizados etc. Nós temos que estar prontos para receber, cadastrar e tratar cada uma dessas pessoas, temos que lembrar que Deus nos capacitou para sermos os médicos, ou seja, os discipuladores, tratadores dessas pessoas pelas quais Jesus também morreu, E O NOSSO TESTEMUNHO PODE SER O PRINCIPAL MEDICAMENTO NESSE PROCESSO DE CURA.

Mas num hospital os profissionais ficam expostos a todo tipo de vírus, bactérias e doenças em geral, por isso regularmente passam por exames de check-up; para nós igreja, reciclagem; para vermos se não estamos contaminados, doentes e com potencial para contaminar outras pessoas, sejam elas pacientes ou “colegas de trabalho.”

Num hospital acontece ainda um outro fator de risco: A INFECÇÃO HOSPITALAR!

Na igreja existem vários fatores que podem revelar um quadro infeccioso e que pode até interditar o “hospital”, provocando a transferência de pessoal e fatalmente a aceitação de novos doentes.

VEJA AS MUITAS SEMELHANÇAS ENTRE A IGREJA E UM HOSPITAL

A Maternidade: Nos melhores hospitais sempre existe a maternidade. É ali que nascem os bebês. É onde ocorrem os partos. Na Igreja também isso deve ser uma constante (João 3:7). Os novos nascimentos devem ocorrer. Igreja que não vive a experiência de ter nascimentos, onde não se tem bebês espirituais, está em processo de estagnação, de decadência espiritual.

Mas, assim como em um hospital existem aqueles que fazem os partos e aqueles que cuidam dos bebês imediatamente aos partos, na Igreja também Deus capacita pessoas para tais funções (ministérios). Os nascimentos, os partos se dão pelo poderoso convencimento do Espírito através da pregação do Evangelho. Os pregadores, evangelistas e ensinadores da Palavra de Deus têm parte nisso. Deus os capacita extraordinariamente para exercer esses ministérios visando alcançar os pecadores perdidos (os pacientes). Após isso são encaminhados ao Berçário.

No berçário entra o trabalho dos enfermeiros (as) espirituais, cuidando dos bebês que acabaram de nascer.

É necessário aquecê-los, dar-lhes carinho e amor, encaminhá-los a primeira mamada, muitas vezes niná-los, dar o “colinho”, enfim, observá-los com cuidado e zelo, pois ainda são totalmente incapazes de viver sozinhos. São bebês. Precisam que alguém cuide deles.

Talvez Deus tenha capacitado você para ser um destes que servem na maternidade ou no berçário espiritual. Talvez seu ministério seja encaminhar aos partos ou cuidar dos bebês espirituais.

A Pediatria: Nos hospitais existe uma área destinada ao atendimento às crianças. Na Igreja, quando os bebês são bem cuidados e alimentados adequadamente, eles crescem e se tornam crianças. Estão se desenvolvendo (1 Cor. 3: 12). E também necessitam de cuidados especiais.

Nesta fase já conseguem pegar os alimentos e comer até sozinhos. Porém, não discernem o bom alimento daquele que pode prejudicar-lhes a saúde. Ainda precisam que alguém prepare o que vão comer (é preciso preparar a famosa "papinha" ou a mamadeira que alguns teimam em não deixar).

Importante saber que gostam muito de alimentos que são saborosos ao paladar. Não são simpáticos àqueles que são fundamentais para o bom crescimento. Preferem os doces, as guloseimas e tudo que lhes traz satisfação naquele momento. Também fazem muita bagunça e barulho. São extremamente sensíveis e melindrosos. Choram à toa. Dormem quando é pra ficar acordado e ficam acordados quando é pra dormir. Quebram as coisas. Falam o que não é pra falar. Ficam “emburrados” e gostam muito de ser elogiados.

Ora, são crianças. O que podemos esperar? Não podemos exigir deles que tenham atitudes de adultos. Chegarão lá.

Temos que ter paciência, amor e entender isso.

Por isso, precisam de pessoas cuidando deles.


A boa alimentação (discipulado, ensino, aconselhamento...) são alimentos essenciais para as crianças crescerem, mas não esqueça de vez em quando de levá-las para passear (momentos de comunhão), de brincar com elas (confraternizações, eventos) e de demonstrar seu amor de forma objetiva (ouvindo-as e dedicando a elas sua atenção). Tudo isso faz parte da boa infância, inclusive espiritual.

Talvez você seja uma dessas pessoas que Deus capacitou para cuidar das crianças espirituais nesse grande hospital que é a Igreja.

A Clínica Geral: Nos hospitais e clínicas, os clínicos gerais são aqueles que tratam, a princípio, de todo tipo de enfermidade crônica em seu diagnóstico inicial. Quando verificam qual tratamento devem disponibilizar ao doente o encaminham a um especialista naquela área.

Na Igreja podemos encontrá-los realizando o trabalho de ensino de uma forma geral. Podem ser professores de Escola Bíblica ou líderes de grupos pequenos, células, por exemplo. Levam o alimento a todos e o remédio necessário àqueles que estão sendo tratados de enfermidades espirituais crônicas, como é o caso de pessoas que sempre ficam doentes da mesma enfermidade. São curadas, mas por não cumprir com as observações e medicamentos prescritos voltam a ficar doentes. Precisam ser corrigidas e advertidas de tais atitudes. Os clínicos gerais tem muitas vezes essa função.

Talvez Deus tenha capacitado você para ser um clínico geral.

A Ala Cirúrgica: Os cirurgiões são aqueles responsáveis pelas operações mais delicadas e indispensáveis quando os demais tratamentos não surtiram o efeito desejado. São tratamentos drásticos. Não há mais a possibilidade desses doentes serem curados através de medicação ou tratamentos mais comuns. É necessária uma cirurgia.

Na Igreja ou através da Igreja, muitas vezes isso também é necessário para que o doente seja restaurado ou até salvo.

A cirurgia é dolorosa e sofrida. Muitas vezes é demorada e trabalhosa. Requer um período de preparação e após, de restabelecimento. Mas, se feita corretamente e se seguida de todas as precauções e cuidados, restaura a qualidade de vida do doente. Espiritualmente isso também é um fato. Não podemos expulsar (excluir) doentes simplesmente porque estão doentes. Não é pra isso que existe o hospital (Igreja)? Não podemos mandar embora os que precisam ser tratados. Esse não é o papel de um hospital, e muito menos de uma Igreja verdadeiramente cristã.

Deus capacita certos crentes para esta tarefa (ministério). São líderes que entendem a importância e o momento certo de efetuarem essa operação. São homens e mulheres de Deus, capacitados, vocacionados e preparados para esse delicado trabalho.

Você pode ser um destes. Já pensou nisso?

O CTI: Este local é temido por todos. Quando se está internado no CTI corre-se sério risco de morte. Geralmente, aqui as pessoas estão em coma, ou seja, muitas estão vivas apenas porque aparelhos assim o permitem.

Estão quase mortas. Já não conseguem se comunicar com as demais pessoas. Não falam. Não veem. Estão inconscientes.

Espiritualmente, muitos assim se encontram. Já não conseguem ver as coisas espirituais, não conversam mais sobre as coisas de Deus e não percebem que a consciência foi cauterizada pelo pecado que estão cometendo constantemente. Alguns já serviram e trabalharam em um hospital local (igreja local), mas hoje estão tão doentes quanto àqueles que um dia trataram.

Estão vivos espiritualmente porque alguém ainda ora e intercede por eles. Estão ainda vivos porque Deus ainda os ama e os tem preservado.


Porém, precisam de tratamento intensivo. Precisam de remédios específicos e de muita paciência, para que novamente voltem à vida que já desfrutaram.

O coma pode durar horas, dias, meses e até anos. Requerem dos médicos e enfermeiros que trabalham nesse setor muita perseverança, esperança, confiança e fé.

Mas, enquanto estiverem ligados pelos aparelhos, tudo pode mudar.

Você pode ter sido chamado e capacitado por Deus para trabalhar em um CTI espiritual e cuidar dessas pessoas enquanto estão inconscientes, até que despertem.

A Geriatria: Esta área é separada para os mais idosos, ou seja, aqueles que já viveram muitos anos e agora estão em sua velhice. Os cuidados aqui são tão especiais quanto para as crianças. Alguns dizem que nessa fase voltamos a ser crianças.

Os nossos queridos mais experientes necessitam também de uma alimentação adequada a sua idade. Alguns ficam doentes com enfermidades próprias da idade, causadas muitas vezes pelo excesso de trabalho durante a vida ou ainda pela má alimentação que tiveram. Alguns têm feridas antigas que carregam sem ainda estarem cicatrizadas. Também requerem atenção e carinhos constantes, mas acima de tudo possuem uma sabedoria de vida sem igual que não pode e não deve ser desprezada.

Gostam muito de conversar e de contar os acontecimentos ocorridos na sua vida. Ouvi-los com atenção sincera além de ser remédio para eles, nos traz conhecimento para nossa vida.

Aprendemos muito com eles. E mais, um dia lá estaremos.

Quem sabe, você não foi capacitado por Deus para cuidar deles.

Percebeu como existem muitas semelhanças entre um hospital literal e uma igreja local.

Há muitas outras, porém creio que essas já bastam para compreendermos nossa missão.

E sendo assim, algumas perguntas são pertinentes.

Qual sua especialidade nesse grande hospital que é a Igreja?

Temos como membros dessa Igreja nos preocupado com os doentes que estão fora de nossas paredes?

Temos nos preocupado em alcançá-los?

Temos nos preocupado com os doentes dentro de nossas paredes?

Temos buscado curá-los ou temos expulsado muitos porque estão sofrendo de enfermidades graves?

Temos tido paciência?

Temos compreendido que as enfermidades, muitas vezes são acompanhadas de revolta e desânimo? Temos aplicado o bom remédio de Deus? Temos amado o suficiente?

Finalmente, observando a analogia usada por Cristo, temos entendido que a Igreja Cristã, também pode ser entendida como o maior hospital desse mundo?

·I CORINTIOS (cap. 11)·
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.


SE OS MALES NÃO FOREM TRATADOS DA MANEIRA BÍBLICA VÃO SE TRANSFORMAR NUMA DOENÇA CHAMADA MAU TESTEMUNHO!

E ISSO PODE SE TORNAR CRÔNICO!

C U I D A D O ! ! !

Entre os trabalhadores dos hospitais e os pacientes há os que se enquadram e há aqueles que acham que o hospital está chato, não tem remédios de qualidade, não querem tratar ou deixar-se tratar e vão procurar outros locais; uns para serem mais que atendentes ou enfermeiros e outros querendo um tratamento mais diferenciado. Para esse tipo de gente só tratamento de choque com doses maciças de CONFRONTO diariamente.

O dono desse hospital e de todos que nele trabalham garante a vitória sobre a enfermidade que assola a humanidade, o pecado.

Comuniquemos, revelemos e apliquemos o remédio para a cura dos doentes. Remédio esse que um dia nos foi comunicado, revelado e aplicado, Jesus Cristo.

Estar no hospital do Senhor Jesus (a igreja), ser tratado por Ele é algo tão maravilhoso e tremendo que a nossa saúde aumenta tanto que acabamos por ter VIDA ETERNA!!!





Um abraçono seu coração
Graça e Paz
Pastor William Thompson

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante que no hospital de Jesus nós só vamos ter alta quando chegarmos no céu!

Unknown disse...

Eu já não ia em igreja, agora estão comparando igreja com hospital , agora que eu não vô mesmo .

pastor thompson adorador extravagante disse...

Dayzizi Sousa, quando dizemos que a igreja é um hospital é uma simbologia, parece que você entendeu de uma forma literal e isto pode gerar muita confusão quando se trata de coisas espirituais.
·MARCOS (cap. 2)·
16 Vendo os escribas dos fariseus que Jesus comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele come com os publicanos e pecadores?
17 Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.
Isto quer dizer que todos nós como pecadores,(se alguém disser que não peca é mentiroso) precisamos de alguém que nós perdoe, nos livre do julgo do pecado e a única pessoa capaz de tal façanha chama-se Jesus Cristo. Por isso a igreja (não estou falando de um prédio) é comparada a um hospital que trata de doentes espirituais, decaídos por causa do pecado. É comum as pessoas acharem que na igreja só tem gente santa; isto é um engano, quem está lá, desde de o pastor até o membro mais novo, são pessoas que precisam ser tratadas pelo Espírito Santo de Deus! Igreja são pessoas reunidas para adorar a Deus o prédio é apenas uma questão de conforto.
"Estar no hospital do Senhor Jesus (a igreja), ser tratado por Ele é algo tão maravilhoso e tremendo que a nossa saúde aumenta tanto que acabamos por ter VIDA ETERNA"!!!
Pense nisto com carinho!
Um grande abraço!
Pr William Thompson

Unknown disse...

Eu entendi o texto todo após ter lido eu comentei ironicamente ,todos os versículos da bíblia que você colocou ai no seu comentário eu já li ,até achei interessante o conteúdo escrito do seu texto,de acordo com o que você escreveu no conteúdo postado eu não aceitei Jesus igual eles ficam insistindo eu não nasci de novo e não tenho a mínima vontade de escutar evangelho então eu neim passei da sua primeira etapa colocada ai no post ,como eu já disse eu não vou em igrejas por que não gosto e quando vô é umas duas vezes no mês ,quando eu não fico dois mêses sem ir ,eu to igualzinha a Gabriela que você colocou ai kkkkk ,mesmo Jesus sendo o mestre dos mestres o medico dos medicos eu não sinto muita vontade de frequentar hospital do Senhor Jesus (a igreja)
Um grande abraço para você também Pr William Thompson e só para complementar eu achei seu site por acaso mais até que valeu apena ler.

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...