quinta-feira, 24 de novembro de 2016

- O CRENTE BEBÊ, O JOVEM E O VELHO!



I João 2:14
14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.


Estamos habituados com a leitura deste texto de I João 2:14 em reuniões que envolvem a juventude. É comum que este verso seja em geral direcionado aos jovens das igrejas, mas podemos estar incidindo em um erro. No âmbito espiritual temos pelo menos três tipos distintos de pessoas que povoam nossas igrejas: os bebês espirituais, os jovens espirituais e os velhos espirituais, que neste texto passaremos a chamar de crentes bebês, crentes jovens e crentes velhos.


·        CRENTE BEBÊ:
É aquele recém-convertido que está na febre do primeiro amor e ele vive e sente cada momento na presença do Senhor, valoriza estar a sós com Deus, estuda (come) a Palavra, tem prazer em ir às reuniões da igreja. Uma coisa que é preciso, por parte do discipulador do crente bebê, ou novo crente é cuidar para que ele não se torne um ativista, alguém que quer fazer tudo o tempo todo. Se tiver uma obra ele está lá, se for necessário alguém para auxiliar na zeladoria, ele está lá, é pau para toda obra e isso não é bom, ele precisa ser ensinado que existe a obra de Deus, mas que o mais importante é o Deus da obra.

·        CRENTE JOVEM:
É aquele a quem se refere o texto de I João 2:14. Não tem nada a ver com a idade da pessoa e sim com sua experiência no Reino. É o cristão que está sempre pronto para o serviço e apto como o texto de II Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade
É este jovem que está sendo preparado para em breve ser um PAI ESPIRITUAL, ser um cuidador de bebês espirituais, um discipulador e, como disse, isso independe da idade. Podemos ter jovens com 80 anos e bebês com 50 e também e vice versa. Uma característica do crente jovem é que ele está sempre com vontade de aprender, principalmente no que diz respeito ao cuidado com pessoas e com a obra do Senhor, sem se distanciar do Senhor da obra.

·        CRENTE VELHO:
Eis aí um problema. O crente velho é uma engrenagem com dentes quebrados dentro da maquina espiritual e que muitas vezes acaba sendo pedra de tropeço principalmente para os iniciantes na fé (bebês espirituais).
- Crente velho se escandaliza com tudo. (*PRECISAMOS ENTENDER QUE O ESCÂNDALO É UM FATOR GERADOR DE PECADOS NO SEIO DA IGREJA).
- Crente velho dificilmente esta disponível para o trabalho, principalmente se esse trabalho é fora das quatro paredes.
- Crente velho não gosta de ser confrontado. Para ele o tempo que ele tem na igreja vale muito e se for muito antigo se acha mais crente que os outros.
- O crente velho gosta de estar na sua zona de conforto e de lá observar e lançar suas críticas sobre todos.

Em suma; podemos ser:

Ativistas, acomodados ou instrumentalizados.
O primeiro precisa ser discipulado, o segundo precisa acordar e voltar ao primeiro amor e o terceiro; esse é aquele que Deus usa para mudar a vida dos dois primeiros.

Mateus 9:16-17 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Pois é; o bebê e o jovem são os *odres novos, prontos para receberem o vinho novo, roupa nova que não necessita de remendos, apenas de cuidados, ser bem lavada, bem engomada, bem passada e bem usada.

O crente velho, (que poder ter 20 anos de idade) será um odre velho, uma roupa velha, na qual não se pode deitar remendo, pois se rasgará cada vez mais.

Se você está se sentindo um velho, espiritualmente falando, preste atenção ao que a Bíblia nos dia em Isaías 40:31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Então confesse a Deus sua deficiência, coloque nas mãos dEle aquilo que te amarra na zona de conforto, faça como Josué: Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Josué 1:7

*Quando meu irmão comete um  pecado e eu me escandalizo, ele acaba pecando duas vezes: uma pelo pecado em si e outra pelo meu escândalo. Aprenda a lidar com as situações, por mais críticas que sejam, para não se escandalizar e assim ajudar o seu irmão num momento difícil!

*Odre (ô) (do latim utre), também chamado de pele (do latim pelle), é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos como água,azeite, leite, vinho, manteiga ou mesmo queijo.


Fica a dica!

Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

Nenhum comentário:

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...