segunda-feira, 18 de agosto de 2014

- NOVE SEGREDOS QUE A ESPOSA DO SEU PASTOR GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE

Este texto vai como uma homenagem a um pastor que esteve bem próximo de mim e muito especialmente para sua esposa. Que todos saibam que esposas de pastores não são, definitivamente não são, super seres humanos, que estão sempre sorrindo, com uma total tranquilidade e mesmo quando tudo está por desabar ela está sorrindo como uma miss em seu desfile. Este texto vai lhes dizer o quando vocês devem respeitar e entender que a esposa do seu pastor, por causa do ministério dele, está sujeita a depressão, ansiedade, pânico, tristeza profunda, amargura, entre outras coisas; do mesmo jeito que eu, você e todo mundo. PRESTE MUITA ATENÇÃO NO QUE VOCÊ VAI LER AGORA!!!

Por Christina Stolaas
Tradução e Versão : Carla Ribas


Ela está sempre lá. Às vezes nos bastidores, às vezes com um sorriso de boas-vindas, às vezes notada e reconhecida, às vezes sendo silenciosamente julgada.

A esposa do seu pastor; a força poderosa por trás da maioria dos líderes das igrejas e muitas vezes vista como um mistério pelo resto da igreja. Porém, não precisa ser assim.

E se pedíssemos que a esposa do nosso pastor compartilhasse alguns dos seus segredos abertamente, honestamente, mesmo que anonimamente? E se pedíssemos que ela compartilhasse os seus sentimentos e revelasse o que gostaria que a igreja soubesse?

Fiz uma pergunta simples e aberta para diversas esposas de pastores, em diferentes cidades e denominações, ocupando o cargo há vários anos - "Se pudesse dizer à igreja algumas coisas sobre o seu papel como esposa do pastor, o que você diria?“

As mulheres selecionadas são esposas de pastores presidentes, pastores locais, pastores líderes das crianças, pastores de jovens e ministros de música. Alguns servem em igrejas muito grandes com orçamentos ainda maiores, outros em igrejas recém inauguradas e até mesmo algumas antigas congregações. Apesar das diferenças, as respostas são curiosamente similares e, em muitos casos, quase idênticas.

Sentei-me para um café, troquei e-mails e tive longas conversas com muitas esposas que livremente compartilharam seus segredos comigo em troca da promessa de anonimato. O que se segue é um conjunto condensado das suas respostas.

1) "Eu queria que as pessoas soubessem que lutamos para ter tempo para a família."
Houve uma resposta que recebi de todas elas. Cada. Uma. Delas. Todas. Repetidamente, muitas esposas compartilharam inúmeras ocasiões quando as férias planejadas foram abreviadas (difícil?). Contaram histórias sobre noites familiares sendo reorganizadas por conta de crises de membros da igreja, emergências no meio da noite e interrupções regulares. Um verdadeiro dia de folga é raro; mesmo em dias programados, seus maridos estão de plantão 24/7.

2) "Quase todos os dias tenho medo de estragar tudo."
Elas não são perfeitas. Lutam muitas das mesmas batalhas que todas as outras mulheres: problemas conjugais, dificuldades familiares, doenças, finanças, filhos que tomam decisões erradas, medos e inseguranças. Algumas estações da vida são, obviamente, mais difíceis do que outras; mas lembre-se, as esposas dos pastores não são como a Mulher Maravilha, com poderes especiais. Por favor, tenham um pouco de misericórdia e compreendam.

3) "Ser esposa de pastor é solitário, por muitos motivos."
Pessoalmente, acho isso surpreendente para muitos (é para mim). Várias esposas compartilharam as dificuldades de encontrar amizades seguras, sendo olhadas (ou tratadas) de forma diferente e até mesmo desejando serem convidadas para um compromisso informal de senhoras. Uma esposa sugeriu," convidem-nos para algo apenas para nos conhecer. Nós gostamos de ser conhecidas.” As pessoas na igreja, muitas vezes pensam que a esposa do pastor é sempre convidada e popular. Na verdade, por qualquer motivo, algumas mulheres temem fazer amizade com elas. Aos domingos, as esposas dos pastores sentam-se sozinhas e, as que tem filhos são, essencialmente, mães solteiras.

4) “Não há problema algum e é bem-vindo conversar comigo sobre as coisas que não dizem respeito à igreja, ou mesmo Jesus. Pronto, falei!”
Elas possuem uma variedade de interesses. Acredite ou não, muitas esposas de pastores frequentaram a faculdade e tiveram suas carreiras em tempo integral antes de se tornarem "a Sra. esposa do Pastor. "Elas possuem hobbies, gostos e desgostos, e embora muitas vezes sirvam ao lado do seu marido, são indivíduos com interesses e dons próprios. Não cometa o erro de pensar que a esposa do seu pastor tem a mesma personalidade do seu marido. Uma esposa contou que,​ ao anunciarem o seu noivado, as pessoas comentavam regularmente que ela deveria ser uma ótima cantora (porque o marido seria um ministro de música). Ao contar que sua voz estava mais para um gato à beira da morte do que um elegante pássaro cantando, o choque em seus rostos era evidente.

5) "Às vezes, o domingo é o meu dia menos favorito. Espere - posso dizer isso?"
Os domingos são difíceis. E longos. E não há descanso. Para a esposa de um pastor o domingo significa correria logo no início da manhã, quando ela apronta toda a família para o seu “Melhor Domingo". Mesmo que não veja a esposa do seu pastor no púlpito, pode ter certeza, o domingo é igualmente cansativo para a maioria (todas) delas.

6) "É difícil não guardar rancor ou não retrucar quando os membros da igreja criticam abertamente o seu ministério."
Elas odeiam a crítica da igreja mais do que qualquer coisa. É doloroso, ofensivo e sim, é muito difícil não levar para o lado pessoal. É uma das coisas mais prejudiciais que testemunham regularmente dentro da igreja seja através de e-mails, mídias sociais ou fofocas. Elas desejam que as pessoas entendam quão sério a palavra de Deus fala sobre o perigo e o poder das nossas palavras. E o quanto isso fere a família do pastor.

7) "Por favor, não me subestime ou pense que não apoio o meu marido só porque você não me vê todas as vezes que as portas da igreja estão abertas."
A maioria das mulheres não são funcionárias pagas. São esposas, mães e algumas trabalham fora de casa e precisam ter liberdade para orar e escolher os ministérios para os quais se sentem chamadas.

8) "Eu gostaria que as pessoas soubessem que nós ensinamos os nossos filhos a fazer boas escolhas, mas, às vezes, eles não obedecem."
As piadas sobre filhos de pastores devem ser evitadas a todo custo. O risco de rebelião para um "filho do pregador" não é nenhum segredo. Eles não são perfeitos, e nunca serão (os seus são?). Eles têm que aprender a caminhar na fé, assim como as outras crianças e precisam de incentivo e amor para fazê-lo. Mais uma vez, compreenda.

9) "O que eu posso dizer é que tenho sido abençoada além da medida, recebi presentes, dinheiro, amor e oração, tanta oração ... de tantas pessoas."
Elas amam a sua igreja e compreendem que o cargo vem acompanhado de desafios especiais e bênçãos especiais; ele é gratificante e proporciona -lhes grandes alegrias.

Uma Consideração Extra:
Embora incomum, uma resposta se destacou. O topo da lista de uma esposa de pastor experiente simplesmente dizia: "Eu apaguei o meu número 1." Alguns segredos são tão difíceis de compartilhar que, até mesmo a promessa de total sigilo, não é suficiente para revelá-los.
Essas mulheres fiéis desejam que saibamos de algumas coisas e, como um corpo de crentes trabalhando juntos para o mesmo objetivo, penso que, ao ouvi-las, podemos compreender melhor como valorizar os nossos líderes . Todas estas respostas apontam para uma verdade singular. A esposa do seu pastor é um ser humano que deseja ser conhecido, assim como você.



Você, esposa de pastor, poderá contribuir com esse artigo compartilhando o que desejar no espaço para os comentários.

Fonte em Inglês: ShatteredMagazine.net
Fonte em Portugês: www.vivabonsmomentos.com
Tradução e Versão: Carla Ribas




Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

2 comentários:

Léia Silva disse...

Excelente este texto.
A igreja deveria ler.

Anônimo disse...

SER PASTOR=

-Ser pastor é ser rei sem coroa, príncipe sem anel e presidente sem palácio;
-Ser pastor é deitar por ultimo e acordar primeiro;
-Ser pastor é carregar o balde com água e viver com sede;
-Ser pastor é andar com a barriga cheia como se estivesse vazia e vazia como se estivesse cheia;
-Ser pastor é ter os filhos abalados pelo reclame do povo;
-Ser pastor é assoviar, cantar, chorar, sorrir, orar, tudo isso ao mesmo tempo;
-Ser pastor é não ser compreendido e obrigado a compreender;
-Ser pastor é não possuir casa, carro, fazenda poupança, nem bicicleta;
-Ser pastor é andar no barro a pé, de terno, branco, cair e rolar sem, contudo se contaminar;
-Ser pastor é ser subestimado, traído pelo ébrio, pela moça, pelo moço, pelo rei e pelo companheiro;
-Ser pastor é ter obrigações com outrem, ter dever, tudo isso sem reclamar e sem ceder;
-Ser pastor é pescador, lançar a rede, apanhar o peixe, limpar; assar e dar para outro comer;
-Ser pastor é ser obrigado a responder a todos, sem poder perguntar nada;
-Quando o culto está bom diz-se: o povo está alegre; quando frio o pastor está caído;
-Ser pastor é se cego não pode comprar óculos; se enxerga demais não pode usar óculos escuros;
-Ser pastor é ser delegado, parteiro, médico, juiz, hoteleiro, e monturo;
-Ser pastor é ver e não ver, sentir e não sentir é deitar e não dormir;
-Ser pastor é limpar, plantar, regar, ver crescer e não colher;
-Ser pastor é lutar contra o pecado, contra o mundo, contra satanás e perder a luta para o iracundo;
-Ser pastor é receber determinações, e não determinar;
-Ser pastor é aquele que tem dois nomes: se trabalha muito é ambicioso, se trabalha pouco é preguiçoso.

Aurelio Barbosa

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...