terça-feira, 4 de setembro de 2012

- DEUS NOS SURPREENDE COM AMOR E GRAÇA

Por um ato de fé, Raabe, a prostituta de Jericó, deu as boas-vindas aos espias e escapou da destruição que veio sobre aqueles que recusaram confiar em Deus. Hebreus 11:31.

Raabe é um dos grandes troféus da graça de Deus em toda a Bíblia. Duas vezes elogiada no Novo Testamento, ela está entre as cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus. Era Cananeia, criada em ambiente pagão. Não de linhagem nobre, era uma “dama da noite”. A tradição judaica a coloca entre as quatro mulheres mais bonitas de Israel.

Será que o autor de Hebreus não poderia ter se referido a Raabe de maneira menos rude, ou ter omitido o detalhe, sem mencionar que ela era prostituta?

Mas sua intenção foi outra. Ele quis deixar claro que Deus não vê as pessoas como nós as vemos.

Que mudança a graça pode realizar na vida de alguém!

Deus foi ao encontro de uma jovem que disse: “Eu quero mudar”, e levou em conta sua fé, não sua “profissão”.

Dificilmente imaginaríamos que Deus pudesse incluir uma prostituta em Seus planos ou que colocasse o nome dela na galeria dos grandes heróis da fé. Essa atuação de Deus levou Paulo a afirmar: “Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, [...] a fim de que ninguém se vanglorie diante dEle. É, porém, por iniciativa dEle que vocês estão em Cristo Jesus” (1Co 1:27-30). Deus é soberano. Ele escolhe quem quer. Raabe é uma dessas surpresas. Ela mesma disse aos espias “[...] pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos Céus e embaixo na Terra” (Js 2:11).

O que Raabe, a meretriz de Jericó, fez que agradou tanto a Deus?

Suas atitudes mudaram sua vida completamente.

Josué Capítulo 2

Raabe era uma prostituta que morava com sua família numa casa nas muralhas da cidade de Jericó (significa “cidade da lua”, provavelmente adoravam a lua). Como todas as outras cidades de Canaã, estava destinada a destruição, por causa de sua imoralidade e idolatria.

Ela ouviu:

“porquanto temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós,” v-10

“Ouvindo isso, desmaiou-nos o coração e ninguém mais tem animo algum...”v-11.

Todos ouviram, mas poucos tomaram decisões acertadas.

Ela entendeu e compreendeu: foi consciente. Calculou os prejuízos de uma vida dissoluta.

“E lhes disse: Bem sei que o Senhor lhes deu essa terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados”. v-9

Teve consciência. “Bem sei...” Aquela terra fora tomada deles e dada a outro povo que obedecia a Deus. Ela compreendeu isso e não se rebelou contra a vontade de Deus.

Reconheceu a soberania do Senhor, e não se opôs ao plano de Deus em dar aquela terra aos israelitas (“o Senhor lhes deu”)

Teve medo do juízo de Deus que viria sobre ela pela mão dos israelitas (“o pavor... caiu sobre nós”). Somente tem medo àquele que tem convicção da existência de Deus.

Convenceu-se: Ela ouviu e creu, entendeu e confessou.

“... como o Senhor secou o Mar Vermelho” v-l0

“... o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”. V-11b

“Vosso Deus”. Os deuses que conhecia não traziam “felicidade” alguma, agora Raabe ouve algo real e muito maravilhoso: “secou o mar”... ”lhes deu vitoria contra os amorreus”.v-10

Não se lamentou, nem chorou, apenas creu.

Quantos estão insatisfeitos com a vida, mas se sentem indignos do favor de Deus.

Obedeceu. Obedecer é ação na pratica. Obedecer é fazer com as mãos.

Correu risco ficando contra seu povo: “Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu” v-4

“Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho”, v-6

Fez aliança. “jurai-me, vos peço, pelo Senhor que assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e me dareis um sinal certo.”v-12

Socorreu: “Ela, então o fez descer por uma corda pela janela”. v- 15

Orientou qual o caminho era seguro, v-16

Teve obras e teve fé (Tg. 2:25; Heb. 11:31). Atitude fala mais que palavras.

Recebeu orientação de como seria salva e obedeceu.

Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.

Amarrou o cordão e permaneceu dentro de casa esperando.

Na semelhança de Raabe muitos pecadores estão vivendo nesta “Jericó” (mundo “da lua”) que está destinada a destruição.
Esta é a historia de como uma mulher moralmente depravada, que jamais pensávamos que pudesse ser capaz de alcançar tão grande vitória pela fé.

Haverá um julgamento de Deus e quem poderá se livrar dele? (Mt. 25:31-34,41)

Use os ouvidos. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 2:7, 11, 17,26, 3:6, 13,22) – sete vezes só em Apocalipse.

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Ap.1:3).

Raabe sabia que Jericó “chegaria ao fim”. Que os muros da cidade não iriam protegê-la. Nem tão pouco seus deuses. (Is.2:21; Ap. 20:11-13)

Use o entendimento.

“Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho” (Mat. 13:19).

Calcule o prejuízo de uma vida sem a garantia da salvação.

Não basta ouvir e temer é preciso entender

Seja convicto. Crer. Confessar (reconhecer).

O estado atual ou do passado, não impede que uma pessoa, por mais indigna que seja, tome consciência e mude sua vida (Lc. 15:17-20. Is. 1:18)

Raabe confessou a grandeza de Deus, reconhecendo-o como Senhor Soberano (Josué 2:8-10).

Reconheça Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

Não basta entender é preciso crer

Tome uma atitude: agir implica obedecer.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”; (Mt. 7:24)

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou (a Jesus) dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Rom 10:9, 10)

Veja onde a fé acompanhada de obra levou Raabe:

Raabe casou-se com o israelita, Salmom (foi tataravó do Rei Davi) e teve um filho chamado Boas que foi bisavô do rei Davi. (Mat.1:5). Ela tornou-se ancestral da família de Cristo (Mat.1:5-16: Lc. 2:32).

Está ao lado de Abrão e outros como pessoas na Galeria dos Heróis que tiveram fé e obras: Tg 2:23, 25 Heb. 11:31

Aplicação:

O fato da vida de Raabe ser poupada, sendo ela uma prostituta e havendo mentido aos emissários do rei de Jericó, não significa que Deus estivesse sancionando tais pecados explicitamente condenados no Decálogo (ver Êx 20:14 e 16). Nesse incidente, Deus manifestou Sua graça salvadora a uma prostituta possuída de uma fé genuína, com o propósito de salvá-la de sua vida de pecado. O mesmo poder regenerador que atuaria na vida da “mulher adúltera”, durante o ministério terrestre de Cristo (Jo 8:1-11), também transformou a vida da prostituta Raabe. E o mesmo amor compassivo que perdoaria as mentiras do pretensioso apóstolo Pedro (Mc 14:27-31;66-72) também perdoou a mentira de Raabe.

A galeria dos heróis da fé (ver Hb 11), da qual Raabe faz parte (verso 31), não é composta por santos que nunca pecaram, mas por pecadores que pela graça divina alcançaram a vitória sobre os seus pecados. Essa galeria é formada por pessoas que, à semelhança do filho pródigo (Lc 15:11-32), deixaram as imundícies de uma vida de pecado e voltaram à casa paterna; pessoas que estavam mortas em “delitos e pecados” mas que foram regeneradas pela graça divina (Ef 2:1 e 5).

Raabe mudou sua vida completamente quando creu no Senhor. Então o Senhor levou os espiões até sua casa para lhe dar oportunidade de mudança. Você não precisa perecer juntamente com os demais que estão destinados a destruição. Hoje mesmo você pode fazer parte do povo que entrará na Nova Jerusalém. Creia que o Sangue de Cristo te purifica de todo o pecado e receba Cristo com seu Senhor e Salvador.



Um Beijo no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr. William Thompson

Um comentário:

Anônimo disse...

Não importa que você é ou já foi, quando Deus quer ele muda o rumo da nossa história e transforma maldição em benção!
Linda história e linda a moça da foto; será que Raabe era como ela?
Parabéns pelo artigo!
Deus o abençoe!

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...