domingo, 2 de julho de 2023

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

 




Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Jeremias 29:11-13


Quem busca a Deus encontrará Deus. Ele se revela àqueles que o procuram de todo coração. Buscar a Deus é um ato de fé, confiando que ele nos ama e vai responder.

Mesmo quem já é salvo precisa buscar mais de Deus. Todos dependemos de Deus e precisamos nos aproximar mais dele. Quanto mais buscamos a Deus, mais crescemos e ele nos ajuda a superar as dificuldades. Quem não busca a Deus acaba por se afastar dele.

Quando vemos uma caricatura de alguém reconhecemos a pessoas retratada, mas sabemos que aquela não é a pessoa em si.

Muita gente tem se relacionado com um deus caricato, criado pela sua religiosidade, ou ideia de uma santidade fora de contexto.

Uns se dizendo boca de Deus criam usos e costumes que humilham e ridicularizam as pessoas e até o próprio Deus.

Conhecer a Deus é fruto de fé e intimidade.

Você conhece todos os irmãos da sua igreja?

Um ditado chinês diz que pra conhecer alguém é preciso comer uma saca de sal com ele.

“Uma saca de sal tem 50 kilos, a quantidade saudável para consumo diário de uma pessoa é de 5gr, logo duas pessoas 10 gr por dia, logo serão 13,6 anos até consumir 50 kilos de sal.

Pra conhecer a Deus é preciso mais que desejo de comer sal, precisamos do desejo absoluto de conhecê-lo.

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Oséias 6:3


Deus não pode ser moldado conforme um molde, como disse, religioso do nosso imaginário.

Atos 17:15-34

Paulo em Atenas. O seu discurso no Areópago

15 E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.

16 E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. 17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam. 18 E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. 19 E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? 20 Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isso. 21 (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes de nenhuma outra coisa se ocupavam senão de dizer e ouvir alguma novidade.) 22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23 porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus Desconhecido. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio. 24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. 25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas; 26 e de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação, 27 para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós; 28 porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. 30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, 31 porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos. 32 E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez. 33 E assim Paulo saiu do meio deles. 34 Todavia, chegando alguns varões a ele, creram: entre os quais estava Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e, com eles, outros.


O que tem nos faltado, muitas vezes, é conhecimento de Deus. Ficamos satisfeitos com o que sabemos e deixamos de procurar saber cada vez mais, banalizamos a aproximação, a intimidade, a submissão, a obediência, preferimos aceitar tudo que alguém que se diz estudioso nos apresenta e esse é o Deus a quem servimos. E Deus está dizendo: “esse não sou Eu”.

Pregamos sobre um Deus de amor, que na verdade está irado, por conta das nossas transgressões. Queremos adorar um Deus permissivo que não se importa com a nossa condição: “O IMPORTANTE É O QUE AS PESSOAS ESTÃO VENDO”!

O que as pessoas veem é o que nós queremos mostrar e não o que Deus quer. Ele quer que vejam em nós a mudança que Ele mesmo opera por dentro. Essa transformação é de dentro pra fora.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Oséias 4:6


- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...