sábado, 30 de abril de 2016

- O CARÁTER E A MENTE DO CRISTÃO!


(Filipenses 4.8-9)"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco".

A mente é a área mais vulnerável do nosso ser. Vitória na mente é bênção para todas as demais áreas da vida. É na mente que tem início qualquer atividade, e podemos afirmar que o caráter se forma a partir daquilo que aceitamos na mente: "Porque, como (o homem) imagina (pensa) em sua alma (mente), assim ele é" (Pv 23.7). Em face dessa verdade, devemos trabalhar ou "filtrar" o que vem a nossa cabeça. Na sequência, Paulo oferece uma lista de virtudes que devem ocupar o nosso pensamento, para que no decorrer da vida venhamos reproduzir atos que glorifiquem a Deus.

A MENTE É COMO UMA CHOCADEIRA E DEVEMOS SER CUIDADOSOS COM O QUE TOLERAMOS NELA.

1- SEIS VIRTUDES PARA PENSAR:
A - Tudo o que é verdadeiro
Devemos conservar em nossa "chocadeira" somente sementes genuínas. O "joio" da falsidade, mentira, hipocrisia ou da maldade maquiada (rumores infundados, falsos) devem ser rejeitados.
O termo grego alethe, traduzido por verdade, também pode ser: oposição aquilo que é irreal, insubstancial, errado. As Escrituras afirmam que Jesus Cristo é a verdade encarnada (veja João 14.6) e, por conseguinte o contrário exato do que é ilusório, utópico.

B-  Tudo o que é respeitável
Estamos cercados de coisas imorais e indecentes, como programas de TV, novelas, conversas não edificantes, livros, jornais e revistas seculares que não edificam, mas não podemos permitir que elas nos dominem ou influenciem nosso procedimento, daí a necessidade de pensar em coisas sérias, dignas, elevadas (Colossenses 3.1), nobres. A palavra grega original é semna e também pode ser traduzida por honroso.

C - Tudo o que é justo
Cristo é a nossa justiça, e por meio dEle obtemos regeneração, mudança de mente, e podemos ter uma mente boa, sadia, certa, reta, honesta. A mente renovada pela Palavra (Romanos 12.2) rejeita a forma mundana de pensar (levar vantagem em tudo), que não respeita o direito do próximo, que é egocêntrica. O termo grego dikaia também pode ser traduzido por: imparcial, reto, honesto.

D -  Tudo o que é puro
Esta deve ser a principal motivação que norteia o nosso agir, mesmo em um mundo tão malicioso. A palavra hagna no original dá ideia de uma mente limpa, não contaminada. Mais uma vez, devemos ter cuidado com o que vemos e ouvimos (Mateus 5.28-30). João diz que a esperança da vinda de Cristo é capaz de produzir purificação (1 João 3.3); Jesus nos manda "limpar" os pés (conduta) sempre que sujarem (João 13.5-11), mas podemos nos antecipar, não poluindo a mente. O pensar puro produz palavras e ações puras.

E - Tudo o que é amável
A palavra amável aqui é prosphile, e dá ideia de tudo que leva a amizade, comunhão, companheirismo. Devemos "lubrificar" nossos relacionamentos com o amor de Deus, não permitir que pequenas diferenças desgastem a comunhão. O cristão espiritual pensa uma coisa boa (positiva) do seu irmão, antes de uma má, esforça-se por rejeitar o espírito de dissensão na igreja (1 Coríntios 1.10) próprio dos crentes carnais, adeptos do PCC ("partido das contendas e ciúmes"- 1 Coríntios 3.3), a mente carnal gosta mais de pensamentos hostis do que amáveis (Gálatas 5.20-21).

F - Tudo o que é de boa fama
Paulo usa o termo grego euphema, que significa "o que soa bem, de boa reputação". Não devemos permitir que se estabeleça em nossas mente tudo aquilo que não tem valor. De outro lado, precisamos conservar, alimentar pensamentos que soergam nossa vida cristã, familiar, profissional, ministerial, intelectual etc.

2- A MENTE É IGUAL A CONDUTA EXEMPLAR

Aquilo que ocupa o nosso pensamento é o que praticamos, o que vivemos. Paulo fala de aprender, receber, ouvir e ver, como o conjunto das verdades e experiências que já tivemos oportunidade de acumular e elas devem contribuir para encarnarmos a doutrina apostólica que sem dúvida vai influenciar decisivamente todas as nossas ações.

CONCLUSÃO
Tudo que fazemos é reflexo do que pensamos, é verdade que os pensamentos maus (tentação, desânimo, inutilidade etc.) podem nos surpreender ou assaltar, mas isto não representa pecado de imediato, só se o aceitarmos. Precisamos ser disciplinados mentalmente, preenchendo o tempo vago com a leitura da Bíblia e ou algo edificante, oração etc. Não estamos desguarnecidos nessa luta, temos o capacete da salvação, o sangue de Cristo e o Espírito Santo.

Um abraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

Texto de Wilton Junior adaptado para o Blog Adorador Extravagante

Nenhum comentário:

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...