terça-feira, 20 de novembro de 2012

- QUEM QUER SUBIR TEM QUE DESCER



Imagine que você tem nas mãos um pedaço de massa de modelar para fazer o que bem entender com ela!
É comum em qualquer área da nossa vida, queremos estar em uma posição um pouco melhor. Nos estudos, queremos ter boas notas para sermos os primeiros da classe, no trabalho estamos sempre esperando que algo aconteça para que chegue mais uma promoção, o que nos trará mais “poder” e consequentemente um aumento de salário; e em tantos outros setores da nossa vida é sempre bom quando a gente consegue estar “por cima da carne seca”!
Nós vamos buscar entender hoje o que Deus quer nos falar a respeito do nosso desejo de estarmos em lugar de destaque na casa dEle, na obra dEle, na presença dEle e em tudo que é dEle e diz respeito a Ele.
JEREMIAS 18: 1-6
(Jeremias 18:1-6) - A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.  Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Continue imaginando que você tem um pedaço de massa de modelar e foi pedido que você fizesse ou modelasse o que bem entendesse de fazer. Pois bem; é bom quando temos a autoridade aliada à liberdade para fazermos o que bem entendemos, por que somos os donos da situação, por que não precisamos dar satisfações àqueles que imaginamos que estejam abaixo de nós. Muitas vezes sequer estamos em posição de liderança, mas o simples fato de desejar tal posição já nos faz intolerantes, arrogantes, insubmissos e tantas outras coisas.
Já terminou de modelar o seu pedaço de massa?
Você fez aquilo que bem entendeu?
Muito bem, vamos trocar de posição; agora você é a MASSA!
Imagine você que Deus está querendo te modelar, assim como você modelou seu pedaço de massa. Nas mãos de Deus nós somos massa de barro, argila, matéria prima para confecção de vasos e vários outros tipos de ornamentos. Respondam por favor: a massa reclamou por estar sendo modelada por você?


Claro que não e você vai dizer que ela não tem vida nem vontade própria para fazer tal reclamação, mas VOCÊ TEM vida e vontade própria para escolher ser moldado ou não por Deus!
Observe que o Senhor manda que o profeta DESÇA à casa do oleiro e lá ele observa que o oleiro está trabalhando o barro sobre as rodas (lembra do filme ghost  quando a Demie Moore está fazendo uma peça de barro na roda?). E o barro se quebrava e o oleiro tornava a fazer como bem lhe parecia aos seus olhos.
Muitas e muitas vezes nós estamos na casa do Senhor, sonhamos em ter uma atividade ou uma função que a nós nos parece boa, mas nos esquecemos que se isso vier do coração de Deus e não apenas do nosso, nós vamos ter que passar pela olaria do Senhor. Seremos molhados, amassados, quebrados, novamente amassados, entortados, esticados, feitos e refeitos para finalmente o próprio Deus avaliar e dizer: ESTÁ PRONTO PARA O FORNO!!

Você esqueceu a parte do forno?
Toda peça produzida pelo oleiro só fica pronta para ser usada depois de queimada no forno à altas temperaturas. Tem que ser queimado para que não haja rachaduras, tem que ser queimado para que fique resistente às intempéries, tem que ser queimado para que as impurezas do barro não contaminem o azeite, o vinho, a água, enfim, a unção que o oleiro vai depositar no vaso. Deus não usa vaso rachado, vaso defeituoso, e nem tampouco vaso emborcado (vocês já viram panela emborcada reter alguma coisa?)
Na maior parte do tempo a gente quer estar no topo, mas esquecemos que o Senhor está dizendo: DESCE à casa do Oleiro, e não é só descer, é descer para apanhar, se amassado, quebrado, novamente amassado, esticado, entortado, apalpado, ajustado e finalmente queimado, para depois estar em condições de ser usado. E isso leva tempo, às vezes muito tempo. O tempo de Deus!
Às vezes nós pensamos que estamos com a bola toda e queremos fazer “uma graça” como diz o Galvão Bueno, a jogada acaba saindo errada, o inimigo faz o gol e nós com a maior cara de pau, como que querendo dar uma de Adão, colocamos a culpa no irmão: - Tá vendo, eu errei, pisei na bola, permiti o gol do inimigo e a culpa é sua. Olha o que o Senhor diz para você:  
(Tiago 4:8-10) - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
E MAIS:
(Naum 1:3) - O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
O Senhor tem o melhor para nós, e muitas vezes deixamos passar batida a oportunidade de sermos submissos a Ele e usados por Ele.
Precisamos entender que o líder na casa de Deus não é aquele que está em destaque, ele se destaca por que é servo, o líder é modelado por Deus para servir, e principalmente para ser submisso a toda e qualquer autoridade, seja do pastor, do pai, da mãe, do marido, do professor etc.
Observe o que Ele tem para o teu coração:  
(Jeremias 29:11-14) - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.  Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Um abraço no teu coração!
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus!
Pr. William Thompson

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba!!!!!!!!!!

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...