terça-feira, 25 de setembro de 2012

- A PROVA



Gostaria que você lembrasse agora dos seus tempos de sala de aula. O professor, seus colegas, inspetores, a hora do recreio, a sua merenda e aí por diante. Na escola todos nós vivemos momentos maravilhosos, com aprendizado, brincadeiras, respeito aos coleguinhas, professores etc.
Certamente você vai fechar os olhos e vai lembrar-se de algumas situações e vai até abrir um sorriso, mas eu quero te levar para um momento mais estressante: a semana das provas!

Quantas vezes nós perguntávamos aos professores: “o que vai cair na prova?” e um que era bem sádico dizia: “só três coisas: a matéria toda!”
Era uma correria só, pois o professor sabia que tinha explicado tudo que nos era necessário aprender e agora chegara o momento de mostrar que as lições foram aprendidas.

“Guardem todo o material; em cima da carteira somente o lápis e a caneta”; as provas eram entregues e vinham em seguida os avisos: “não olhem para os lados, quem for pego colando vai tirar zero. Podem desvirar as provas” e vinha um silêncio total e um nervosismo geral e o mais interessante: o professor que passava todas as aulas como o ser mais falante do mundo naquele momento tornava-se alguém extremamente silencioso apenas nos observava com um olhar muitas vezes desafiador que chegava dar um frio na barriga!

Você deve estar perguntando aonde o pastor quer chegar com isso?

Já vou te responder!

É interessante como a nossa vida física, material e existencial se remete a tudo o que Deus nos mostra na Sua palavra. Existem pessoas que dizem que o espiritual imita o material, mas é exatamente o contrário, a nossa vida física e carnal é comandada pelo Espírito de Deus e a realidade é que nós repetimos neste mundo tudo que Ele faz no mundo espiritual.

Em fim, de tempos em tempos Deus nos prova para ver se realmente temos aprendido e absorvido àquilo que Ele quer que aprendamos e muitas e muitas vezes nós não entendemos esses momentos; murmuramos, deixamos a nossa carne falar mais alto, a nossa fé se desfalece e reclamamos: “onde está o meu Deus que não se move a meu favor?”

Se você está sendo provado, tenha certeza, Ele está bem do seu lado, mas o silêncio dEle é de suma importância para a nossa aprovação, para a nossa vitória; assim como o professor lá na sala de aula, Deus também se cala e passa a observar o nosso comportamento no momento da prova. É bastante comum as pessoas confundirem provação com tentação. Deus não tenta ninguém, a Palavra nos diz em I Corintios 10:13 -  Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.  

É importante nós entendermos que a provação não vem para que sejamos reprovados. Assim como na escola, a cada aprovação nós passamos para um estágio mais avançado de fé, crescimento espiritual e intimidade com o Pai, pois a vontade dEle que cresçamos até a estatura de varão perfeito: Efésios 4:13 - 15 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

E estejamos certos de Aquele que iniciou a boa obra em nossa vida é fiel para completá-la até o dia da volta de Cristo: Filipenses 1:6 - ...Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo...

O silêncio de Deus não significa ausência de Deus e a prova é pro nosso bem, crescimento é avanço na direção do alvo que é estarmos frente a frente com o Filho na glória para todo o sempre. 

Assim como na escola nós vibrávamos quando ao final do ano recebíamos o boletim nos aprovando para um nível mais alto de aprendizado, o Pai também fica feliz quando passamos pela prova e somos aprovados. Ele sabe que estamos preparados para coisas maiores no Reino.


Não reclame, não murmure, não desista, a prova é necessária para moldar o nosso caráter, a nossa personalidade, nos tornar mais humildes e fazer o Pai dizer: "Este é meu filho amado, em quem me comprazo." Mateus 3:17
Silêncio por favor; a prova pode começar a qualquer momento...

Um abraço no seu coração
Graça e Paz
Pr William Thompson

Um comentário:

pastor thompson adorador extravagante disse...

Eu dedico esta postagem a irmã Andrea Oliveira de Azeredo, da Igreja Batista em Células em Papucaia. Irmã vc está na prova, mas será aprovada para mostrar ao mundo tudo que Deus tem para realizar através da sua vida!
Resista e não desista e Leia "Mateus 3:7" e que o Senhor te abençoe e te honre para glória do nome dEle!
Beijos no seu coração!
Pr Thompson

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...