domingo, 22 de julho de 2012

- SE FALAR DO IRMÃO JÁ TEM GENTE QUE GOSTA... DO PASTOR ENTÃO...


Se existe algo intrigante no meio da igreja (qualquer igreja local), são aquelas pessoas que passam o tempo todo criticando, falando mal, comentando a vida de alguém , levantando rumores. Quando são chamadas à responsabilidade na maioria das vezes elas põe a culpa em outra pessoa (lembra de Adão e Eva) ou dizem: eu não estava falando por mal, estava apenas tecendo uma crítica “construtiva”, era só brincadeirinha.
O que essas pessoas não imaginam é que na totalidade das vezes em que isso acontece pessoas saem feridas, magoadas, traumatizadas e deprimidas, caídas.



Como pastor, já me acostumei a ser criticado, apunhalado pelas costas, ser traído por ovelhas e irmãos em quem depositava total confiança; mas o que fazer se nem mesmo Jesus Cristo escapou desse tipo de situação; vejam só o que falavam dEle:
Lucas 23:2 – Jesus foi acusado por muitas pessoas de estar:
                  ...enganando nosso povo.
                  (Novo Testamento Século XX)
 ...ensinando divisões ao nosso povo
[Os quatro Evangelhos] (E.V. Rieu)
...impedido-os de pagar impostos ao imperador.
                  (Novo Testamento Século XX)
                  ...dizendo-lhes que é errado pagar impostos.
                  Novo Testamento em Inglês moderno)
 ...afirmando ser um Rei ungido.
(Novo Testamento Enfatizado)
Em Lucas 11:15, Jesus foi acusado de ser capaz de expulsar demônios porque Ele é:
...enturmado com belzebu, o chefe dos espíritos malignos.
(Novo Test. em Inglês Moderno)

Paulo foi acusado
Em Atos 24:5, Paulo foi acusado de ser:
...um fonte de transgressão
(Novo Test. em Vernáculo Modernos)
...uma praga verdadeira.
(Novo Test. Versão Berkeley)
...uma peste pública.
(Novo Testamento Século XX)
...um perturbador da paz.
(tradução Weymouth)
...aquele que promove contendas.
Novo Testamento Século XX)
...um fomentador de discórdias.
(Tradução Livre da Bíblia Novo Inglês)
...um líder de seita.
(Tradução Livre da King James [Rei Tiago])
Em Atos 24:6, ele também foi acusado de ser alguém que:
...também tentou dessacralizar o templo.
(Novo Testamento Enfatizado)
...estava tentando tornar o templo impuro.
(Novo Testamento no Inglês Básico)
A realidade é que Jesus, Paulo ou mesmo eu e você, precisamos persuadir as  pessoas que estão ao nosso lado acerca do nosso caráter. Paulo era de fato um líder de uma seita e fonte de maldades? Alguma vez ele tentou dessacralizar o templo? Claro que não, nem tampouco Jesus era ou fez tudo aquilo que as pessoas disseram dele. E falaram tanto de Jesus que chegaram a crucificá-lo; mesmo sendo Ele inocente.
Há um ditado que diz que onde há fumaça, há fogo, isso quer dizer que em todo boato há um fundo de verdade, mas eu gostaria de lhe pedir uma coisa não fique vendo a fumaça e acreditando nos rumores, vá ao foco: GELO SECO COM ÁGUA TAMBÉM FAZ FUMAÇA!
Em suma: havia algum rumor de verdade nas acusações contra Jesus e contra Paulo? A resposta é NÃO!
Na experiência normal do ministério haverá rumores de acusações, rumores e estórias envolvendo cada homem de Deus.

O que vocês vão ler agora não se trata de uma ilustração, mas é a mais pura realidade:
“Um pastor muito meu amigo, (que eu prefiro não identificar para não causar constrangimentos) de uma Igreja Batista, tomou conhecimento de um rumor, boato, a famosa fofoca eclesiástica, que atingia a honra de uma pessoa na igreja e essa pessoa já estava à beira de uma crise de depressão, foi quando ele tomou uma atitude que eu nunca vi nenhum líder tomar: chamou a pessoa ofendida ao gabinete e perguntou: através de quem esses fatos chegaram aos seus ouvidos? Depois de relutar um pouco, com medo de envolver outras pessoas, ela acabou por dizer: foi fulano!
O pastor foi ao fulano e faz a mesma pergunta: através de quem esses fatos chegaram aos seus ouvidos? Depois de um pouco de relutância veio a resposta: foi beltrano e assim, ele foi puxando a corrente do mal que envolveu umas oito pessoas até chegar na criatura que tinha a lenha, o querosene e o fósforo. Resumindo; todos foram levados ao gabinete pastoral e as máscaras tiradas e sabe o que o incendiário disse: não foi bem isso que eu disse, fui mal interpretado, tudo não passou de um mal entendido e, a parte mais complicada; disse o pastor: então peça perdão e foi uma complicação até que a celeuma tivesse fim."
É sempre assim, existem pessoas que não percebem que estão sendo boca do diabo dentro da Casa de Deus e acabam disparando contra seus pastores (principalmente), seus líderes e irmãos. Se você quiser saber como isso funciona na realidade, leia a postagem “FOGO AMIGO” neste mesmo Blog.
Durantes uns três anos eu fui dirigente de uma congregação evangélica dentro de uma Unidade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) e lá todos sabiam e sabem até hoje da minha condição de Pastor e Ministro de Adoração. Em 2010 depois de cumprir o meu tempo de serviço (30 anos) fui para casa a fim de viver a sonhada aposentadoria junto da minha família e durante os exames de rotina que são feitos no momento da aposentadoria eu descobri que tenho um problema grave no coração e que segundo os médicos poderá me matar ao menor esforço. Houve então a necessidade de uma desaceleração nas atividades ministeriais e os colegas de farda e irmãos da congregação da qual havia sido líder resolveram formar um grupo para me visitar, mas uma "pessoa"  disse o seguinte a esses irmãos: “não façam essa visita, o pastor Thompson está em rebeldia, não quer receber visita de ninguém, proibiu o pessoal de igreja de ir à casa dele e, inclusive está até com uma “amante”. 
Sem saber de nada que acontecia, precisei ir ao antigo local de trabalho para assinar uma papelada relativa ao processo de reforma e, ao visitar as seções onde trabalham os irmãos que ainda fazem parte da congregação fui chamado em particular e eles me expuseram o que estava ocorrendo!
A vontade, que a carne traz na hora era chamar e desmascarar a pessoa, mas isso provocaria um escândalo que só traria prejuízo para o Reino de Deus. O que eu fiz? Fui atrás das testemunhas até encontrar alguém que me falou; “foi o fulano de tal, no momento que ele falou beltrano estava junto comigo e ouviu tudo e eu ainda fiquei a pensar: o Thompson é pastor, canta e toca nos cultos do batalhão, fazendo uma coisa dessas! NEM SEMPRE ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO!
Esse porta voz do inferno foi chamado para tirar a estória  (estória mesmo) a limpo e sabe o que ele respondeu? Euuuuuu, nunca falei isso, deve haver algum engano, só que ele não sabia que eu já tinha as provas, mas pra evitar o escândalo já que a pessoa não é cristã, o caso ficou abafado, mas fiz como Paulo na , Primeira Carta a Timóteo no Capítulo 1: 19-20“Conservando a fé e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, naufragaram na fé. 20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”  
O que tem me confortado é que eu sei em quem tenho crido e  o Espírito Santo de Deus não tem me abandonado, estou melhorando a cada dia e não abro mão de estar adorando e levando outros a adorar ao Senhor Comigo e uma coisa Ele tem colocado no meu coração: (I Timóteo 4:14) - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Vendo a minha tristeza e revolta um irmão me disse algo tremendo: têm dois anos que você está em casa, mas pergunte quem é você aqui? Todos te conhecem e sabem do seu testemunho, entregue-o nas mãos de Deus!
Estão falando de você?
Sempre me disseram uma frase que na realidade me incomodava um pouco: “NINGUÉM JOGA PEDRA EM ÁRVORE QUE NÃO DÁ FRUTO!”
Sabe o que isso me mostra que os apedrejadores são pessoas doentes, perdidas na casa do Pai, pessoas famintas por causa da inveja, do orgulho, da arrogância e tantas outras coisas por ai e que no fundo querem é se alimentar dos frutos que arrancam com as pedradas.



O que mais me interessa hoje e como sempre foi é: AGRADAR AO MEU DEUS, honrar o Seu Reino, testemunhar do Seu amor e falar do Seu nome.
Aos incendiários que saibam que o Sangue de Jesus me cobriu e mais uma vez o diabo saiu envergonhado!

Provérbios 6: 16-19: Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina: (17) olhos altivosLíngua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; (18) coração que maquina projetos Iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; (19) testemunha falsa que profere
Mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.



Um agraço no seu coração
Fique na Graça e na Paz do Senhor Jesus
Pr William Thompson

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem pessoas que tem um talento especial para machucar os irmãos!
Já fui muito humilhado na minha igreja, só não fui pro mundão por que tenho certeza de que Deus tem um plano pra minha vida! Amém

- EU NÃO CREIO EM DEUS!

  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que espera...